Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja o que não pode faltar no seu checklist de viagem internacional

A- A+

Fazer turismo no exterior é uma experiência incrível. Até mesmo quando se viaja por motivos profissionais, sempre dá para conhecer alguns pontos específicos e voltar com belas recordações. Mas é importante fazer um bom checklist de viagem para não deixar que o esquecimento lhe cause dores de cabeça longe de casa.

Mulher prepara checklist de viagem

Antes de arrumar as malas, não se esqueça de conferir o clima no seu destino. Foto: iStock, Getty Images

Checklist de viagem: itens obrigatórios

O gerente da agência de turismo Total Travel, Rogério Rocha, listou alguns itens que todo turista precisa colocar em seu checklist de viagem. Veja quais são:

1. Passaporte e visto

Conferir a validade do passaporte é fundamental. Não são raros os casos de viajantes que só percebem que o prazo expirou quando já estão no aeroporto. Alguns países também exigem o visto de entrada, que deve ser providenciado com certa antecedência.

2. Vacinas

Países endêmicos podem exigir vacinas. Geralmente, o turista precisa estar imunizado contra febre amarela. Mas como ela é válida por dez anos, não é necessário renovar caso retorne ao destino em um período de tempo menor.

3. Seguro viagem

Sempre há quem pense que não é necessário fazer o seguro. Mas se você ficar doente ou sofrer um acidente longe do seu país, não saberá a quem recorrer. Em momento como esse, é importante contar com uma cobertura.

Via de regra, as proteções são bastante amplas, incluindo também o extravio de bagagens. Quando as apólices forem emitidas, elas virão com os números de telefone para emergência. A validade do seguro viagem vai, geralmente, desde a data da saída até o retorno ao Brasil.

4. Franquia de bagagem

Uma das preocupações de todo viajante é arrumar as malas. E sempre achamos que está faltando alguma coisinha. Para que isso não se torne um problema, é importante colocar em seu checklist de viagem um lembrete para verificar a franquia da bagagem. Em outras palavras, você precisa saber qual peso (ou volume) pode despachar e quanto pode levar na mão.

5. Dinheiro para despesas

Algum dinheiro vivo (na moeda local) é bom transportar, mas para sua comodidade e segurança, o cartão funciona melhor, seja na modalidade crédito ou no pré-pago internacional.

Antes de realizar compras no exterior, é importante ligar para a sua operadora e informar sua viagem e o período dela. Isso evita ter o cartão bloqueado. Aproveite para verificar seu limite de gastos.

6. Comunicação por telefone

Assim como no caso do cartão, a dica é comunicar sua operadora de celular sobre a viagem para habilitar o uso do aparelho fora do Brasil. Verifique os planos e tarifas tanto para ligações quanto para uso da internet.

7. Atenção ao clima

Tudo pronto com sua viagem, não vai errar na hora de arrumar a mala. Conhecer o clima do seu destino é fundamental. Consulte sites, informe-se sobre a previsão do tempo e temperaturas mínimas e máximas durante sua estadia. Gastos desnecessários com roupas no exterior pesam no orçamento.

Você vai se interessar por:

Veja como aproveitar seu programa de milhagem para uma viagem internacional

Dólar x euro: O que é melhor levar para viagem internacional?

Viagem ao exterior: aprenda como viabilizar financeiramente esse sonho

Aplicativo funciona como checklist de viagem

Se precisar de uma ajuda da tecnologia, há aplicativos especializados nisso. Um exemplo é o uPacking List, disponível para o sistemas operacionais iOS e Android.

Além de armazenar a sua lista de bagagens, ele tem espaço para adicionar lembretes e outras dicas importantes de viagem.

 

Gostou das dicas sobre o checklist de viagem? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria