Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja o que não fazer em uma entrevista de emprego

A- A+

Se você é jovem e está recém dando os primeiros passos na carreira, é natural que haja algum nervosismo ao ser chamado para uma possível vaga: o que fazer e o que não fazer em uma entrevista de emprego? Essa é uma dúvida comum, mas mantendo a calma e contando com uma boa preparação, você pode ter sucesso no desafio.

Busca por emprego tem grande concorrência

A taxa de desemprego tem crescido no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na média nacional, ela tem sido mais alta em 2015 do que nos últimos dois anos.

Resultado da crise econômica, o desemprego afeta diretamente o trabalhador. O mercado está com uma geração menor de postos de trabalho, aponta o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo. “Diante desse cenário, temos uma maior concorrência na procura por um novo emprego”, diz.

Se a concorrência é grande, o candidato deve prestar muita atenção ao seu comportamento durante uma entrevista de emprego. Ter disciplina, atenção, ser honesto, ter clareza de raciocínio e passar tranquilidade são fundamentais nesse momento para conseguir a vaga. Mas o que não fazer em uma entrevista de emprego?

seudinheiro-O-que-nao-fazer-em-uma-entrevista-de-emprego

Atos falhos podem eliminar um candidato perfeito para a vaga. Foto: iStock, Getty Images

O que não fazer em uma entrevista de emprego

Errar é humano e alguns deslizes são comuns durante uma entrevista de emprego. Mas há alguns erros que podem ser evitados porque mancham de imediato a imagem do candidato. Se a primeira impressão é a que fica, o candidato precisa estar atento a algumas atitudes que não devem ser feitas em uma entrevista de emprego.

Quando o assunto é o que não fazer em uma entrevista de emprego, o site de vagas online RH Link traz uma lista de alguns atos falhos a evitar. Muitos deles parecem óbvios e bobos, mas podem eliminar um candidato que parecia perfeito para a vaga. Alguns exemplos: mascar chiclete durante a entrevista, paquerar ou evitar contato visual com o entrevistador e não levar papel ou caneta.

Outro ponto importante é em relação à aparência e indumentária. O candidato tem obrigação de pesquisar sobre o grau de formalidade da empresa antes da entrevista.

Independente disso, o que o profissional deve evitar usar em uma entrevista de emprego? Jeans, camiseta, roupas muitas apertadas ou largas, sapatos inapropriados, estampas chamativas, perfume muito forte, chapéus e óculos escuros, por exemplo.

Você vai se interessar por:

Saiba que em quais setores estão as melhores alternativa de emprego

Veja cinco dicas para fugir da fila do desemprego

Atrasar-se é inaceitável, avalia consultor

Mas a única preocupação do candidato não é apenas com a aparência. O comportamento do profissional é avaliado durante toda a entrevista, por isso, ele precisa evitar posturas inadequadas.

Perguntamos ao consultor de educação com foco em carreira e mercado de trabalho Felipe Veronezzi sobre o que não fazer em uma entrevista de emprego. De acordo com ele, atrasos são um bom exemplo do que é considerado como “inaceitável”.

“Chegar atrasado em sua entrevista de emprego é um dos erros mais graves que pode ser cometido”, diz. “Entre as principais características observadas nesse momento estão seriedade e profissionalismo. Chegando atrasado, você demonstra justamente a falta delas”, acrescenta.

Veronezzi também aponta má postura corporal e inquietação como fatores que precisam ser evitados. Segundo o consultor, falta de eloquência, linguagem de baixo nível e humor desnecessário também não são bem-vindos. “Seja educado, evite usar gírias e expressões chulas e procure articular bem as suas frases. Outro recurso que deve ser evitado é o humor”, recomenda.

Outro erro grave é a mentira ou invenção de atributos. “Essa é uma tática utilizada por muitos candidatos que nunca dá certo”, lamenta o consultor. “Mesmo que você consiga dissimular e colocar habilidades ‘extras’ no currículo, na hora da entrevista a sustentação de tais mentiras pode ser inviável”, finaliza.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre o que não fazer em uma entrevista de emprego? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria