Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja medidas de segurança simples para evitar incêndio

A- A+

Proteger a casa de qualquer risco que possa causar um incêndio parece ser coisa de especialista, mas as principais medidas de segurança são simples. Cuidados na instalação elétrica, com a tubulação de gás ou com o botijão são itens essenciais para evitar incêndios de pequenas e grandes proporções. A lista de cuidados inclui atitudes que são simples, mas podem passar desapercebidas, como nunca armazenar em casa materiais inflamáveis ou combustível. Descartar esses resíduos em locais adequados pode fazer com que sua casa esteja segura contra incêndios.

Em edifícios, o seguro contra incêndio é obrigatório por lei. Os planos básicos cobrem as áreas comuns do prédio e incluem cobertura para incêndio causado por queda de raio, problemas causados por gás ou elétricos. Cada apartamento, de forma individual, pode contratar um seguro para sua residência e, então, proteger também sua unidade de problemas que algum incidente como um incêndio pode causar.

incendio

Não ligar mais de um equipamento elétrico na mesma tomada pode evitar um incêndio. Foto: Shutterstock.com

Saiba como funciona o seguro residencial contra incêndio

Há duas formas de contratar seguro contra incêndio. O seguro residencial pode incluir cobertura contra incidentes causado por diversos problemas, sendo o incêndio um deles. O seguro contra incêndio também pode ser contratado de forma individual e, assim, garantir proteção contra problemas com fogo, explosão e fumaça.

É importante verificar se a apólice inclui cobertura para incêndios causados por danos elétricos ou incêndios que podem ser causados por desastres naturais, como vendavais, tornados ou tumultos. Uma pesquisa realizada pela Fundação Proteste avaliou 13 seguradoras no país e apontou que, sobre os seguros residenciais, a diferença de valor entre uma empresa e outra pode chegar a 78%.

Cinco cuidados que você deve ter para evitar causar um incêndio

1. Nunca ligue mais de um equipamento elétrico na mesma tomada, pois a demanda de energia pode sobrecarregar o sistema, aquecer demais os fios que conduzem a eletricidade e, então, causar um incêndio.

2. Não remende fios elétricos que estragaram. Envie os aparelhos para um eletricista analisar e reparar o dano nos fios. Fazer isso em casa pode fazer com que os equipamentos entrem em curto-circuito.

3. Gás não é brincadeira. Sempre desligue quando não estiver usando e, ao sentir cheiro de gás, não risque fósforos para averiguar vazamentos, nem mesmo ligue a luz. Abra janelas e portas para arejar o ambiente e ligue imediatamente para um técnico.

4. Ao sair em viagem, desligue a chave geral de luz da sua casa ou do seu apartamento.

5. Não use velas em casos de falta de energia. Procure manter lanternas com baterias carregadas ou pilhas. É mais seguro e mais eficiente.

Seguro para seus bens

Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, proteção contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro cobre ainda prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para evitar incêndio? Compartilhe!

meu marido morreu tenho direito a pensão
quanto custa um seguro de casa
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto