Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja locais no país onde é possível conhecer a história do dinheiro

A- A+

Aprender um pouco mais sobre a fabricação e os aspectos históricos da moeda nacional é uma curiosidade de muita gente. Entretanto, poucos sabem que se pode conhecer a história do dinheiro até mesmo de forma gratuita, em visitas a instituições. Que tal aprender mais sobre ele?

História do dinheiro na Casa da Moeda

Quer saber, literalmente, de onde sai o dinheiro? Em uma visita à Casa da Moeda Brasileira, você pode conhecer a história do dinheiro e seu processo de fabricação. A instituição, sediada no Rio de Janeiro, aceita os agendamentos pelo site.

Com mais de 300 anos de experiência, a CMB mostra aos visitantes os seus três departamentos: de fabricação de cédulas, fabricação de moedas e gráfica geral.

Museus retratam a história do dinheiro.

Conhecer a história da moeda nacional é programa acessível para todos brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

A instituição aceita grupos de até 40 visitantes por vez, inclusive pessoas com necessidades especiais, desde que informado com antecedência para contar com a estrutura adequada.

O mais bacana é que, além da visita ser gratuita, a instituição também oferece transporte grátis – com partida e retorno do Museu de Arte Moderna (MAM) – brinde, lanche e almoço. Uma forma divertida e organizada de conhecer a história do dinheiro.

Museus expõem a história do dinheiro

Conheça dois museus no país que ofertam ao público, de forma didática, muitas informações sobre a história do dinheiro.

Museu de Valores do Banco Central

O Banco Central do Brasil também disponibiliza bastante conhecimento sobre a história do dinheiro à população. A instituição, localizada em Brasília, oferece acesso gratuito e sem agendamento prévio – em caso de visitas avulsas – ao Museu de Valores e à Galeria de Arte.

Já para grupos entre 10 e 40 pessoas, é necessário o agendamento prévio pelo site para que o banco disponibilize a estrutura necessária. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3414-209 ou 3414-2099 ou ainda por e-mail.

No Museu de Valores, o programa Museu Escola apresenta a alunos a história do dinheiro. Foto: Divulgação, Banco Central

No Museu de Valores, programa Museu Escola apresenta história do dinheiro. Foto: Divulgação, Banco Central

Museu da Caixa Econômica Federal

Por meio do projeto Caixa Cultural, a Caixa Econômica Federal consegue fomentar a arte no Brasil, além de disponibilizar conhecimento histórico sobre o sistema bancário nacional. Em São Paulo, por exemplo, a iniciativa conta com um museu no 6º andar do Edifício Sé.

Em 1,1 mil metros quadrados, é possível ver fotos, móveis, equipamentos e ambientes especialmente preservados, onde se pode perceber a atmosfera de trabalho dos anos 30. O projeto também conta com espaços em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio e Salvador.

Bolsa de Valores é outra opção

Conhecer a teoria e a prática da Bolsa de Valores, em São Paulo, também é possível e de forma gratuita. A entidade oferece visitas ao Instituto Educacional BM&FBovespa de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

No passeio, com duração de duas horas, é possível fazer um roteiro que conta com cinema em 3D, palestra sobre mercados de ações e futuros, simulação de compras de ações e visita ao Centro de Memória. Mais informações no telefone (11) 3565-6826 ou por e-mail.

 

Vai visitar os locais para conhecer a história do dinheiro? Comente!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade