Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja lista dos perfis mais influentes em finanças no Twitter

A- A+

De todas as vantagens que as redes sociais oferecem, uma das mais interessantes é a possibilidade de ter acesso a pensamentos e ideias de pessoas influentes em diferentes áreas do conhecimento. Tudo depende das ligações que você cria em seu perfil do Twitter e do Facebook.

No Twitter, por exemplo, você pode seguir personalidades da cultura, da política ou da economia no mundo todo. Você não precisa “ser amigo” daquela pessoa para ter acesso às postagens dela e absorver lições para sua vida e sua carreira.

twitter

Seguir os pensamentos de pessoas influentes é característica da ferramenta. Foto: iStock, by Getty Images

Pelo tipo de conhecimento que disseminam, alguns perfis ganham mais relevância na rede e muitos setores fazem rankings de perfis mais influentes no Twitter. Um dos mais recentes foi feito pelo site francês Le Captain, especializado em economia. No começo de abril, o site divulgou uma lista com os 100 perfis mais influentes para assuntos econômicos.

O ranking foi desenvolvido a partir de um algoritmo que classificou e contabilizou os perfis. Inicialmente, o programa partiu de cinco economistas influentes selecionados manualmente, sendo três ganhadores do Prêmio Nobel e dois economistas: Paul Krugman (@NYTimeskrugman), Joseph Stiglitz (@JosephEStiglitz), Robert Shiller (@RobertJShiller), Justin Wolfers (@JustinWolfers) e Nouriel Roubini (@Nouriel).

A partir desses cinco, o software mapeou os perfis seguidos por eles e classificou aqueles seguidos por mais de um dos cinco economistas inicialmente selecionados. Os dados dessas contas também foram introduzidos no sistema, que repetiu o processo, listando os perfis seguidos em comum. Seguindo essa metodologia, o banco de dados originou um gráfico com os 100 mais influentes.

Lições econômicas no Twitter

O ranking do Le Captain conta com muitos jornalistas e professores de economia, a maioria atualizado em inglês. A seguir, destacamos três perfis que constam na lista dos 100 mais influentes e que trazem ensinamentos interessantes sobre economia e investimentos.

@NYTimeskrugman – Paul Krugman, que foi um dos cinco economistas escolhidos pelos organizadores do ranking para dar início ao banco de dados, foi vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2008 e é colunista do jornal The New York Times. Em seu perfil no Twitter, ele compartilha os artigos que escreve para o jornal.

@planetmoney – O perfil compartilha links para podcasts produzidos pelo Planet Money, com economistas e pessoas comuns que falam sobre as finanças diante da rápida mutação da economia global. Os programas são postados duas vezes por semana.

@MarkThoma – Professor de economia da Universidade de Oregon, Mark Thoma expõe opiniões e interpretações sobre o contexto econômico global no Twitter, além de compartilhar artigos e comentários sobre artigos econômicos publicados na internet.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para finanças no Twitter? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label