Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja investimentos que podem ajudar a acumular dinheiro mais rápido

A- A+

A ideia de acumular dinheiro de forma rápida ocupa a lista de prioridades de muitos que têm objetivos a realizar, como comprar um bem de alto valor ou fazer uma viagem para o exterior em um curto prazo.

Se esse é o seu caso, a primeira dica é colocar os pés no chão e esquecer estereótipos como o day trader, aquele investidor que negocia ações na Bolsa de Valores em curtíssimo prazo, colhendo os resultados diariamente.

Os melhores resultados costumam vir com investimentos em longo prazo, mas se você não tem tempo para isso, a dica é evitar aplicações de renda variável, como as ações. Esse tipo de investida demanda tempo para se recuperar de oscilações no preço dos ativos.

Resumindo, não há fórmula mágica. Invista em aplicações de renda fixa, que permitem a retirada dos lucros em 180 dias, e reeduque-se financeiramente para conseguir acumular o dinheiro que você precisa para realizar o seu sonho.

Homem tenta acumular dinheiro

Investimentos com renda prefixada são as melhores opções para curto prazo. Foto: iStock, Getty Images

Como acumular dinheiro em curto prazo

Existem várias opções de investimentos seguros com lucro garantido. Uma das melhores opções é apostar no Tesouro Direto, especialmente nas NTN-Fs, as notas do Tesouro Nacional com rendimento prefixado, cujos resultados podem ser resgatados semestralmente.

Outra opção são os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) prefixados, um investimento seguro para quem quer manter o dinheiro parado por pelo menos 180 dias. A dica é procurar um banco médio, para conseguir uma maior liquidez com rendimentos equivalentes a mais de 100% da taxa CDI.

Já as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são um investimento isento de Imposto de Renda, protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que rende de 80 a 100% do CDI. A desvantagem é que geralmente é exigido um alto capital inicial de investimento.

Por fim, há também os fundos DI, que não são isentos da tributação do Imposto de renda, mas têm uma boa rentabilidade porque são atrelados à taxa Selic, ou seja, rendem mais de 14% ao ano. Outra vantagem é a sua alta liquidez.

Outras maneiras de acumular dinheiro

Com esses investimentos, a sua rentabilidade será limitada, dificilmente passará dos 15% ao ano, sem contar a tributação do lucro no Imposto de Renda. Por isso, a maneira mais eficiente de acumular dinheiro é combinar as aplicações antes indicadas com as seguintes dicas:

Venda o que você não usa mais

Tire uma tarde para fazer um completo inventário na sua casa e organizar um brique com CDs, roupas, móveis, livros, brinquedos, instrumentos musicais, eletrônicos, obras de arte, enfim, tudo o que você não usa mais e possa revender. Sites como o OLX e Mercado Livre podem ajudar a encontrar compradores. Dependendo do que você tem em mãos, consegue acumular um bom dinheiro.

Faça “freelas”

Tente arranjar um trabalho extra no seu tempo livre, como uma assessoria na sua área de trabalho ou qualquer serviço que aproveite suas habilidades. Fala outro idioma fluentemente? Que tal dar aulas ou fazer traduções? Tem bom conhecimento na área acadêmica? Ofereça serviços de revisão de monografias.

Anote os gastos

Comece a registrar tudo o que você gasta em cada dia, inclusive aquele cafezinho depois do almoço. No final do mês, faça um balanço e uma análise criteriosa e descubra para onde o seu dinheiro está indo.

Trace metas

Com base no controle de despesas, descubra quanto você pode economizar por mês cortando os gastos supérfluos e passe a poupar o que sobra do seu salário. É a melhor maneira de acumular dinheiro.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de investimento feito, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena