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por Vivo Seu Dinheiro

Veja ideias de esporte ao ar livre para praticar

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Recomendação quase unânime entre especialistas, a prática de esportes é sempre sugerida quando o assunto é saúde e bem estar. Se for esporte ao ar livre então, une os benefícios para o corpo como o alívio ao stress do dia a dia. Seja inverno ou verão, sempre é possível conciliar a prática de esportes com a rua. Veja algumas dicas de atividades que podem ser inseridas na rotina e gerar benefícios.

Atividade física faz bem ao corpo e para a mente. Foto: iStock, by Getty Images

Atividade física faz bem ao corpo e à mente. Foto: iStock, by Getty Images

1) Corrida

Praticamente sinônimo de rua, a corrida gera inúmeros benefícios à saúde. A prática corriqueira do exercício ajuda na diminuição da gordura corporal, auxília na perda de peso e melhora a capacidade da circulação do sangue no organismo.

“Quando corremos, o gasto calórico provocado pelo exercício promove uma cascata metabólica com a quebra das gorduras para manter energia no sangue, que nutre a musculatura para manter o seu trabalho. Por meio do aumento do metabolismo, temos os benefícios à saúde”, explica Silvana Vertematti, cardiologista e médica do esporte.

Com a popularização do conhecimento sobre os seus benefícios, estão cada vez mais comuns os chamados grupos de corrida, que contam com auxílio de profissionais para auxiliar na realização adequada do esporte ao ar livre.

2) Futebol

Paixão nacional, o futebol é outro esporte ao ar livre que gera inúmeros benefícios à saúde. A atividade ajuda a trabalhar os músculos, principalmente os de membros inferiores, e a movimentação resulta em grande perda de calorias.

O futebol ainda é indicado para quem deseja melhorar a resistência cardiovascular, estimula e circulação sanguínea, e ainda, de quebra, incentiva a interação social.

3) Vôlei

O esporte queridinho dos brasileiros tem ganho cada vez mais espaço em parques e áreas abertas no país. Pelas características do jogo, o vôlei ajuda na tonificação do corpo e o sistema cardiorrespiratório, pois aumenta o fôlego e auxilia no controle da pressão arterial.

“Durante uma partida de vôlei, um grande grupo muscular é requisitado, e músculos como tríceps, musculatura paravertebral, abdominais e musculatura dos antebraços além dos membros inferiores ficam em constante movimento”, explica a educadora física Isabel Ribeiro.

Cuidados para a prática

Fazer esporte ao ar livre é uma opção saudável e econômica, mas não exime o praticante de alguns cuidados. Em qualquer situação, seja um esportista corriqueiro ou de final de semana, é recomendada uma avaliação médica.

“Antes de iniciar as atividades físicas, todas as pessoas, sem exceções, devem estar em dia com uma avaliação médica visando detectar problemas cardiovasculares e checar suas condições para definir os níveis mais propícios para a prática de determinado esporte”, recomenda Marcelo Cantarelli, médico da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

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