Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja exemplos de fraudes em sites e e-mails para clientes Itaú

A- A+

Apesar do internet banking contar com mecanismos de segurança de última geração e dos avanços promovidos em softwares de antivírus, você não está totalmente a salvo na web. Pelo contrário, exemplos de fraudes no ambiente digital são cada vez mais comuns, com golpes que inovam e se renovam.

Umas das estratégias favoritas dos fraudadores é o envio de e-mails e criação de sites falsos. Embora alguns sejam fáceis de identificar, outros possuem técnicas mais sofisticadas e padrões que se repetem. Confira alguns exemplos de fraudes digitais direcionadas a clientes do banco Itaú.

Exemplos de fraudes no ambiente digital são cada vez mais comuns.

Fraudes online deixam dados bancários e informações pessoais vulneráveis. Foto: iStock, Getty Images

Exemplos de fraudes no internet banking

O banco Itaú divulgou uma relação de fraudes como medida de prevenção para seus clientes. As dicas são válidas para todos aqueles que realizam transações bancárias na web.

E-mails falsos

Fique alerta ao receber um e-mail solicitando instalação de dispositivo de segurança. O Guardião Itaú 30 horas é dispositivo de segurança que só pode ser instalado no próprio site do banco. Se você receber algum e-mail com links que direcionem a uma instalação, delete a mensagem.

Sorteio de carro zero

Um e-mail que circulou muito tempo pela internet atraía a atenção do usuário, oferecendo o sorteio de um veículo zero quilômetro em nome do Itaú. Ao clicar no link, vírus eram baixados para o computador. Não é difícil perceber a falsidade do e-mail: os textos e as imagens são de baixa qualidade e resolução.

Prêmios em dinheiro

A oferta de prêmios em dinheiro é um dos exemplos de fraudes mais utilizados, pois atrai facilmente a atenção das pessoas. Nesses casos, o usuário é convidado a participar de uma promoção e, ao clicar no link, seu computador é infectado por vírus. Em caso de dúvida, acesse o site do seu banco para saber se há ou não a promoção.

Mudança no sistema do banco

Nesse exemplo de fraude, o usuário é comunicado sobre mudanças nos processos do Itaú e orientado a informar seus dados e senhas para que fique protegido de fraudes. Mas ao clicar no link fornecido, acontece o contrário e programas que roubam informações são instalados.

Férias com tudo pago

Já imaginou receber uma proposta de férias com tudo pago? Os fraudadores também já tentaram enganar usuários com essa oferta tentadora. Ao clicar no link para participar da falsa promoção, vírus são instalados no seu computador.

Você vai se interessar por:

Como denunciar tentativa de golpe na internet

Documentos perdidos são alvo fácil de fraudes

Cartão clonado: veja como agir em caso de fraude

Fraudes também em sites falsos

Outro exemplo de fraude é a criação de sites falsos para solicitar dados de usuários. Nessas situações, hackers criam páginas que imitam as verdadeiras. Para não cair nessa armadilha, é necessário prestar a atenção nos pequenos detalhes.

No primeiro caso apresentado pelo Itaú, a fraude podia ser percebida através do endereço do site no browser, bem diferente do verdadeiro. Além disso, na versão falsa, eram solicitadas todas as senhas do cartão, sendo que apenas uma deve ser fornecida.

Alguns exemplos de fraudes são imitações quase perfeitas. Em outro exemplo apresentado no site, foi criado uma página para solicitar informações dos clientes Itaú Personnalité. Ela era muito parecida com o verdadeira. Mas, ao acessar, um teclado virtual se sobrepunha ao teclado virtual do Itaú Personnalité. Um detalhe importante que revela a falsidade do site.

 

E você, acha que está prevenido contra esses exemplos de fraudes? Faça nosso teste e descubra.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito