Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja em 5 dicas como economizar dinheiro em casal

A- A+

Na vida a dois, manter o controle do orçamento nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando há duas rendas mensais diferentes, sem falar nos perfis de consumo e nas necessidades de cada um, que podem ser bem distintas também. Mas com paciência e um bom planejamento, você aprende como economizar dinheiro em casal – uma etapa fundamental na busca pela estabilidade financeira.

Como economizar dinheiro em casal

Diálogo é etapa essencial para economizar e evitar desentendimentos por dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em maio, o índice de famílias endividadas no Brasil foi de 58,7%, enquanto 23,7% tinham contas em atraso. Para não fazer parte da estatística, vale mudar alguns hábitos financeiros e aprender a economizar.

O fato de ser um casal pode inclusive ajudar nessa tarefa, pois gera ainda mais possibilidades de economia, que vão desde um pequeno desconto em compras até em grandes ganhos decorrentes de um orçamento financeiro bem estruturado e planejado.

Como economizar dinheiro em casal

Confira em cinco dicas como economizar dinheiro em casal. Monte seu planejamento, convença seu par a segui-lo com disciplina e conquiste a tranquilidade no bolso.

1. Dividam tarefas e despesas

Não é indicado e nem saudável para a relação do casal que apenas um parceiro fique responsável por controlar todas as despesas financeiras. É preciso haver uma divisão e, principalmente, o conhecimento de ambos sobre todos os gastos e ganhos, pois não basta apenas ter ciência sobre a situação financeira e economizar.

2. Façam o planejamento juntos

Reservar um tempo no mês ou até mesmo quinzenalmente para discutir e alinhar o orçamento torna muito mais fácil aprender como economizar dinheiro em casal. Uma boa dica é fazer uma planilha mensal com todas as despesas, tanto as conjuntas como as individuais, e definir quanto pode ser gasto em cada área.

3. Tracem metas em conjunto

É importante analisar juntos qual a melhor opção de investimento para os objetivos do casal, concentrando as forças em alcançá-los. Seja em uma poupança ou outro tipo de aplicação, o investimento renderá melhor se os dois participarem de forma conjunta. Além disso, traçar e alcançar objetivos em conjunto contribui para a boa relação.

4. Busquem por descontos

Buscar por descontos também entra para a lista para economizar dinheiro em casal. Seja nas compras em geral, optando por preços mais baixos, ou até mesmo procurando por aquelas promoções exclusivas para casais, nas quais um item ou serviço se torna mais barato quando contratado para duas pessoas.

5. Pensem como um casal

Todos já ouviram falar que duas cabeças pensam melhor que uma, então, aproveitem a vida a dois para dividir também as decisões e aqueles momentos financeiros mais difíceis, em que é preciso apertar os gastos ou buscar uma solução de emergência.

Para se manter na linha financeiramente e conseguir economizar dinheiro, a principal recomendação é praticar o diálogo sempre. Não conversar com o parceiro sobre as despesas e agir de forma individual pode acabar gerando conflitos, sem falar em dívidas e na perda de oportunidades de economizar.

Você vai se interessar por:

Descontos ao seu alcance

Se a sua meta é comprar bem e pagar barato, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Viu como economizar dinheiro em casal pode ficar fácil? Compartilhe as dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças