Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para viajar sozinho pelo Brasil

A- A+

Há quem diga que viajar desacompanhado é muito perigoso. Outros dizem que é solitário. A verdade é que, com algumas dicas para viajar sozinho pelo Brasil, é possível curtir um passeio tão ou mais prazeroso quanto seria se você estivesse acompanhado. Basta cuidar de alguns detalhes básicos antes da viagem e aproveitar.

Viajar sozinho pelo Brasil

Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas para viajar sozinho pelo Brasil

 

  • Lugar

 

É importante que você escolha um destino que tenha tudo a ver com o seu momento. Não apenas porque o clima do lugar influencia, mas também porque é mais fácil de encontrar pessoas que tenham os mesmos objetivos. Em lugares mais calmos, como Jericoacoara, você vai encontrar um cenário tranquilo e pessoas descansando. Já em Porto Seguro, a noite e as festas são os atrativos principais.

 

  • Hospedagem

 

O local onde você vai ficar hospedado também é importante. Por mais que pareça clichê, uma das dicas para viajar sozinho pelo Brasil é hospedar-se em albergues. Além da economia, já que a cobrança é por pessoa e não pela ocupação de um quarto, você ainda pode encontrar outras pessoas sozinhas e todo uma estrutura que é de grande ajuda.

Pessoas que viajam sem acompanhantes não gostam de comer sozinhas em restaurantes, por exemplo. Se, ao viajar sozinho pelo Brasil, você se hospedar em um albergue, vai encontrar cozinhas para preparar as suas próprias refeições, podendo comer em um ambiente mais aconchegante e ainda aproveita para economizar nos custos dos restaurantes e bares.

 

  • Custos

 

É verdade que viajar sozinho custa um pouco mais caro, principalmente se você ficar em hotéis. Mas não é nada que você não consiga contornar com um bom planejamento. Escolha o destino, monte um roteiro, compre tudo com antecedência e vá pagando aos poucos. Além de aliviar o bolso na hora da viagem, ainda ajuda a organizar o orçamento e economizar em outras áreas das finanças.

 

  • Cuidados

 

Quando uma pessoa viaja sem companhia ela está exposta aos mesmos riscos que qualquer outra que viaja com acompanhante. A diferença é que é preciso tomar alguns cuidados. Uma das dicas para viajar sozinho pelo Brasil é que se, por exemplo, você for a uma festa, deve evitar beber demais, já que não terá ninguém de confiança por perto para levar você em segurança para casa.

Se você apresenta quadros de hipertensão, asma, não sabe nadar ou desmaia quando há despressurização na cabine do avião, e for exposto a alguma dessas situações, avise alguém que estiver por perto para que essa pessoa lhe ajude caso seja necessário.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Curtiu as dicas para viajar sozinho pelo Brasil? Comente!

queda do dólar
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças