Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para planejar suas férias com a família

A- A+

Os dias de férias com a família são uma oportunidade de reunir todo mundo, arrumar as malas e relaxar em um lugar diferente, longe da rotina. Mas, para que o descanso seja garantido e os problemas não comecem a aparecer na última hora, planejamento é fundamental.

Quando são muitos os dias de viagem e várias as pessoas envolvidas, a necessidade de planejar aumenta, lembra Karla Larissa,  jornalista e travel blogger do Compartilhe Viagens. Isso não significa que o roteiro precise ser cumprido sem espaço para mudanças. Afinal, novas descobertas e imprevistos também fazem parte das recordações que você vai guardar.

Organize as férias com a família

Se o planejamento é a melhor forma de aproveitar a sua viagem com tranquilidade, não são poucos os itens a considerar. Para não deixar nada de fora, confira as dicas de Anna Bárbara Fernandes, blogueira de viagem do Nós no Mundo:

1. Passagens e hospedagem

Esses são dois dos principais gastos que a viagem vai render e também os primeiros que devem ganhar a sua atenção. O ideal é verificar preços e fazer as reservas com alguns meses de antecedência, para gastar menos e conseguir as opções que você deseja. Ainda assim, antes de embarcar não esqueça de verificar se está tudo certo.

2. Roteiro

Férias com a família também significa conciliar desejos e preferências – que nem sempre são as mesmas. Desde o início, reúna a todos e elabore um roteiro básico com todos os lugares que devem fazer parte da viagem.

Além dos pontos turísticos mais tradicionais, também abra espaço para rotas alternativas, que também podem oferecer surpresas agradáveis. Se possível, deixe um tempo livre para atividades encontradas pelo caminho ou mesmo para relaxar.

3. Previsão do tempo

Principalmente em viagens internacionais, em que as mudanças climáticas de um dia para o outro são pouco conhecidas, é importante verificar a previsão do tempo, tanto para arrumar as malas quanto para saber se é possível seguir o roteiro programado.

4. Documentos e informações

Para evitar imprevistos, leve cópias de documentos como o passaporte – e do visto, quando necessário – e mesmo dos cartões de crédito. Anna lembra que faz uma grande diferença ter esses números disponíveis em caso de extravio ou furto, pois adianta o processo no consulado e junto à operadora do cartão.

Também não esqueça de salvar o endereço do hotel no celular e guarde ainda uma foto do lugar, para facilitar a localização. Para os mais tradicionais, imprima todos os documentos e informações necessárias e carregue em uma pasta.

As férias com a família são uma oportunidade de relaxar e conhecer novos lugares. Foto: iStock, Getty images

As férias com a família são uma oportunidade de relaxar e conhecer novos lugares. Foto: iStock, Getty images

Inclua a cultura local em férias com a família

Sair de férias com a família não é apenas uma oportunidade de estar próximo daqueles que mais importam, mas também uma possibilidade de interagir com a cultura local e tudo que ela pode oferecer. É por isso que, para Karla, a regra número um é respeitar os costumes e leis de cada país.

“Não adianta viajar e querer que os lugares ou pessoas se adaptem a você. É você que tem que se adaptar a eles. Outra coisa é sempre converse com locais, sobre que lugares deve ir ou não, o que é legal de fazer ou não”, aconselha ainda.Em destinos que você não conhece, os moradores da região são os melhores guias que você pode ter.

Gostou das dicas para aproveitar as férias com a família? Compartilhe!

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
preço do dólar turismo
o que fazer com as crianças