Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Novo no mercado? Veja dicas para não errar ao procurar emprego

A- A+

Para a maioria dos jovens que iniciam no mercado de trabalho, o momento de procurar emprego costuma vir acompanhado da sensação de insegurança. Afinal, os anúncios pedem por experiência na área e especializações que estão longe da sua realidade.

Ao mesmo tempo, você acha que já passou da hora de conquistar a sua independência financeira e ter dinheiro para realizar os seus sonhos. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, a saída é aproveitar a situação da melhor maneira possível e definir qual é o seu foco.

Entrevista é etapa ao procurar emprego

Busca por oportunidade tem na entrevista de emprego uma etapa decisiva. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para procurar emprego

Quando o assunto é procurar emprego, com a dificuldade que pode se tornar a busca por um trabalho, é normal aceitar mesmo aquela oferta que está longe do que você procurava. Afinal, como lembra Marques, também é preciso pensar nos compromissos financeiros assumidos. Por outro lado, construir a carreira desejada exige planejamento em longo prazo.

“É muito arriscado aceitar um emprego apenas para suprir um determinado período. Defina um plano para que possa avaliar as oportunidades que mais se adequam a seu perfil e tenham congruência com seus objetivos”, ressalta o presidente do IBC.

Mas ainda que o trabalho não seja aquele que você tanto sonhava, é importante enxergá-lo como uma oportunidade, capaz de agregar experiências que vão ser fundamentais para o seu futuro profissional.

Ao procurar emprego, prepare-se para a entrevista

A entrevista de emprego é momento em que a empresa tem um contato mais direto com aqueles que se candidataram a uma vaga. Ou seja, é quando os possíveis colaboradores são conhecidos para além das informações apresentadas no currículo.

É por isso que o modo como você se comporta e as respostas dadas podem ser a diferença entre sair dessa experiência com um novo emprego ou voltar à busca diária em anúncios. Para muitos, o maior desafio é vencer o nervosismo.

Conforme lembra Marques, o comportamento é comum nesse tipo de situação, mas pode ser minimizado. A principal dica é controlar a respiração e tentar pensar no momento da entrevista com naturalidade, como uma conversa mais formal sobre um assunto que você já domina.

Você vai se interessar por:

Confira dicas para adotar antes de mudar de emprego

Entenda as novas regras de proteção ao emprego no Brasil

Veja dicas e acerte na escolha da roupa para entrevista de emprego

Quando chegar a hora de ser entrevistado, também recorra à simpatia para driblar a insegurança e passar uma boa impressão.

Caso não tenha entendido algumas das perguntas realizadas, não tenha vergonha de pedir para que ela seja repetida. Afinal, o que importa é ter clareza nas suas respostas e passar a impressão de é qualificado para a vaga.

Mas não caia na tentação de exaltar suas suas qualidades em excesso e adicionar características e competências que não fazem parte do seu repertório como profissional. Além de passar a impressão errada, você corre o risco de ser contratado para uma tarefa que não sabe desempenhar.

 

Gostou das dicas para procurar emprego? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria