Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para investir com pouco dinheiro

A- A+

Investir o valor que sobra ao fim de cada mês é a melhor forma de ver o seu patrimônio aumentar. Mesmo para quem possui pouco dinheiro, essa é uma opção válida e que pode ajudar a manter o equilíbrio financeiro. Para quem não gosta de arriscar, a principal opção é a caderneta de poupança. Mas, com a sua rentabilidade em baixa, é importante conhecer outras possibilidades de aplicação – quem sabe até em um negócio próprio.

Pouco dinheiro também rende

Quando a educação financeira é uma realidade e todos os membros da cada seguem o planejamento, é possível chegar ao fim do mês longe das dívidas e ainda com saldo positivo. Parece pouco dinheiro? Saiba que ele pode começar a render. Se a poupança não dá o lucro esperado, há outras modalidades de renda fixa que garantem segurança e rendem mais.

Com a inflação em alta, a principal indicação do educador financeiro Conrado Navarro é buscar alternativas capazes de superar a escalada dos preços e garantir aumento no poder de compra. Neste sentido, a alternativa mais indicada no momento são as aplicações no Tesouro Direto, que dá resultados melhores ao investidor quando a taxa básica de juros, a Selic, está em alta.

Ele é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BMF&F Bovespa, que permite a venda de títulos públicos para pessoas físicas, por meio da internet. Uma de suas vantagens é a possibilidade de iniciar os investimentos com apenas R$30. Ou seja, ao comprar um título público você empresta dinheiro ao governo brasileiro e depois recebe uma soma do valor total investido mais os juros que a aplicação rendeu.

Fazer salgadinhos nas horas vagas é uma opção de investimento para complementar a renda. Foto: iStock, Getty Images

Fazer salgadinhos nas horas vagas é uma opção de investimento para complementar a renda. Foto: iStock, Getty Images

Investimento para quem tem pouco dinheiro

Investir no mercado econômico não combina com o seu perfil? Então talvez seja melhor aplicar em você, ou melhor, em um negócio próprio. Como o dinheiro disponível ainda é pouco, é preciso pensar em atividades que exijam um investimento inicial pequeno.

“Para realizar esse sonho, deve-se montar um planejamento, tanto do negócio quanto pessoal. Capacite-se bastante. Um fator muito importante desde o início é a separação do caixa da empresa e o caixa pessoal. O controle do que recebe e gasta deve ser feito em ambas as partes”, adverte o educador financeiro Adriano Severo.

O ideal é pensar em uma atividade que possa ser desenvolvida dentro da sua própria casa ou na rua, sem necessidade de alugar uma sala comercial. Pode ser a venda de salgadinhos ou mesmo oferecer serviços de manicure na casa da cliente, não importa. Tudo vai depender de encontrar uma área que combine com você e que possa complementar a renda de acordo com os seus objetivos.

Cartões de crédito com benefícios

Quer controlar seus investimentos e realizar compras com praticidade e segurança? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para investir com pouco dinheiro? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
não consigo pegar empréstimo