Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para fugir da burocracia ao contratar um cartão

A- A+

Os cartões de crédito trazem uma série de facilidades ao consumidor. Seu uso é rápido e fácil e a garantia de crédito é imediata. Com um desses em mãos, estudantes, aposentados, autônomos, servidores públicos e correntistas têm acesso a vários estabelecimentos físicos e lojas virtuais dentro ou fora do País.

Não é de se estranhar que o uso de cartões como meio de pagamento aumente de ano a ano, conforme informações da Associação de Cartões de Crédito e Serviços. Em 2014, foram mais de R$ 978,8 bilhões movimentados através de cartões, um crescimento de 14,8% em relação a 2013.

Mas a burocracia para obter um cartão ainda é grande. As razões são muitas. A principal delas é que os cartões de crédito garantem poder de compra aos clientes. Por isso, precisam de uma garantia que esse crédito dado ao consumidor será pago.

burocracia

A contratação de um cartão exige documentos que protejam o crédito dado ao consumidor. Foto: iStock, Getty Images

“É normal então que bancos e entidades financeiras se cerquem de cuidados para evitar que pessoas com histórico de dívidas e nome sujo na praça obtenham um cartão”, afirma o vice-presidente da Associação de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Raul Moreira. A burocracia dessas instituições exige assim elaboração cadastral e análise e comprovação de renda para que o consumidor tenha acesso a um cartão de débito, vinculado a uma conta corrente em um banco, ou de crédito.

Opções de cartões sem burocracia

Mais de 55 milhões de brasileiros não possuem conta em bancos atualmente. Segundo dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa, mais de 50 milhões de pessoas estão com o CPF cadastrado em algum tipo de serviço de proteção ao crédito no País.

O resultado desse cenário é um aumento da burocracia para a obtenção de cartões. Profissionais liberais que não têm como comprovar a renda também sofrem para conseguir crédito.

Mas existem atualmente no mercado opções para quem quer ter um cartão fugindo da burocracia. Uma delas é a conta pré-paga. Trata-se de um sistema semelhante à conta corrente tradicional, que permite a movimentação financeira através do celular ou de um cartão pré-pago, possibilitando ao usuário a execução de operações como compras em estabelecimentos comerciais, transferências de dinheiro entre os usuários, saques e recargas. “Não existe uma análise de crédito no processo para obtenção do cartão”, conta o vice-presidente da Abecs.

Segundo Raul Moreira, há também a opção do cartão pré-pago, que funciona como um cartão de débito. “Ele permite pagamento de contas, recarga, compras on-line, pagamentos internacionais, transferências entre cartões etc”, cita.

Cartões co-branded têm menos burocracia

Os cartões co-branded são aqueles associados a marcas de empresas que têm como objetivo fidelizar seus clientes oferecendo descontos ou pontuações. Quanto mais se usa esse tipo de cartão, mais o consumidor tem benefícios.

Uma vantagem dos cartões co-branded é que, diferente dos cartões pré-pagos, eles têm a função de crédito. Isso quer dizer que eles podem ser utilizados em outros estabelecimentos além das lojas que emprestam seu nome a eles.

cartao-passando

Benefícios chegam com esse o cartão co-branded. Foto: iStock, by Getty Images

 

No geral, os cartões co-branded podem ser solicitados via web, nos próprios sites das marcas, sem grande burocracia. Basta o consumidor preencher um formulário com informações pessoais, sem comprovação de renda, e esperar a aprovação para receber o cartão em casa.

Conta pré-paga sem burocracia

Se você quer ter um cartão sem burocracia, conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente sem banco com cartão de débito vinculado, gerenciada via celular. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Vivo Zuum: Tenha conta sem banco, com cartão de débito vinculado e sem complicação

Lembrou de alguém que pode se interessar por essas dicas? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria