Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para fazer viagem de carro pela América Latina

A- A+

A América Latina é rica em história e opções turísticas que encantam os viajantes. Para os brasileiros que desejam conhecer os países vizinhos com calma, em um roteiro próprio, é possível fazer a viagem de carro e aproveitar com a família. Mas, antes de pegar o seu veículo e partir para a estrada, é preciso planejar os detalhes.

Planejando uma viagem de carro

Uma viagem de carro é ideal para fazer tudo ao seu tempo, mas requer muito planejamento. Documentação, manutenção do veículo, combustível e hospedagens são alguns dos itens que você precisa levar em conta e definir bem antes de se aventurar. Ao escolher os países que vão fazer parte do roteiro, é fundamental também conhecer as exigências de cada território.

A Carta Verde, por exemplo, é um seguro obrigatório para visitar os países vizinhos que fazem parte do Mercosul. Ele é destinado a cobrir eventuais transtornos relacionados ao seu veículo. O documento pode ser solicitado na rede bancária. O preço cobrado vai depender do número de dias que a viagem vai durar.

Outro item importante é o dinheiro. Levar uma reserva em dólar pode ser importante, já que ele costuma ser bem aceito. Cartões de crédito internacional também podem ser usados. Ao escolher qual vai ser a sua opção, busque conhecer as cotações da moeda local e as opções de pagamento.

Viagem de carro é uma opção para quem deseja criar um roteiro próprio e aproveitar as atrações turísticas com calma. Foto: iStock, Getty Images

Viagem de carro é uma opção para quem deseja criar um roteiro próprio e aproveitar as atrações turísticas com calma. Foto: iStock, Getty Images

Defina o roteiro da sua viagem de carro

O seu planejamento também deve incluir, é claro, quais serão os destinos visitados ao longo da viagem. Comece com uma certeza: a América Latina conta com opções variadas. De grandes metrópoles a recantos escondidos, de florestas a desertos, de praias a montanhas, picos nevados e vulcões, a diversidade é enorme, afirma Camila Bondar Sieben, fundadora do Planeta Ótimo, que oferece guias de viagem online para viajantes independentes.

“Na Argentina, Buenos Aires é um impressionante e dinâmico centro urbano. Conhecida como a ‘Paris do sul’, principalmente devido às suas largas avenidas inspiradas na capital francesa, a cidade já foi a mais desenvolvida da América Latina e mantém conservadas construções que comprovam seu antigo esplendor”, destaca Camila. Um dos destaques é a programação cultural, intensa ao longo de todo o ano.

O Chile também é opção para ser incluída no roteiro. Na região da Patagônia, as paisagens naturais encantam e são aliadas a construções que emprestam ainda mais charme ao local. Há ainda os lagos andinos, que apresentam vilas com tradições ancestrais. O destaque vai para os vilarejos de Chillán, Concepción, Temuco, Valdivia, Osorno, Puerto Montt, Pucón e Chiloé.

Se você está disposto a viajar um pouco mais, aproveite a viagem de carro para ir até o Peru. A principal atração é Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. As ruínas e a paisagem natural criam uma vista de tirar o fôlego, principalmente para aqueles que desejam conhecer a história da região. Para chegar até lá, você vai passar também pela cidade de Cusco, que também vale a visita.

Gostou das dicas para a sua viagem de carro? Compartilhe!

como escolher uma seguradora de veiculos
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia