Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para escolher um imóvel para solteiros

A- A+

A escolha do primeiro apartamento não costuma ser fácil. Em geral, ainda são muitas as incertezas sobre o futuro e pouco experiência sobre quais fatores precisam ser levados em conta na hora de escolher um imóvel para solteiros.

É por isso que a dica do corretor de imóveis Edmar Dantas Silva Junior é começar por entender quais são as suas necessidades. O diagnóstico é fundamental para que você compreenda o que é prioridade no momento.

Característica de imóvel para solteiros

Embora a maioria dos apartamentos ofertados no país ainda sejam de três ou mais dormitórios, Silva explica que os modelos menores passaram a ser tendência, especialmente nas regiões metropolitanas. Ideais para quem ainda é solteiro, eles tendem a ser mais econômicos. Apesar de compactos e muitas vezes apresentarem ambientes conjugados, o espaço não costuma ser pequeno para quem vive sozinho.

Mas nem só o tamanho deve ser levado em conta na hora de fechar o negócio. A localização, por exemplo, é fundamental para facilitar a sua rotina. É comum que você se apaixone por um apartamento e decida comprá-lo mesmo quando ele fica longe do trabalho ou não oferece opções de mercado por perto.

Por outro lado, a tendência é que os problemas apareçam no dia a dia e façam com que o negócio não seja mais tão vantajoso quanto parecia. Ou seja, é fundamental pensar nas opções que a região oferece, qual vai ser a sua dependência de um carro e mesmo quais são os principais lugares que você frequenta.

Não deixe de avaliar ainda o acabamento da obra e a necessidade de reformas. Esses dois fatores podem ser determinantes para o quanto você vai gastar com o imóvel para além do momento da compra.

imovel-para-solteiro

Um imóvel para solteiros deve aliar boa localização e preços atraentes. Foto: iStock, Getty Images

Imóvel para solteiros exige planejamento

Ter um imóvel próprio é sonho comum entre os brasileiros. Com as possibilidades de financiamento oferecidas no mercado, ele tem se tornado uma opção mais próxima, mas que ainda exige planejamento financeiro. Afinal de contas, trata-se de uma dívida de longo prazo.

Para não comprometer a sua renda em excesso, a dica é acumular o máximo possível de recursos antes de solicitar o dinheiro. Com uma quantia maior em mãos, o seu poder de negociação aumenta. Ao mesmo tempo, avalie a sua renda e busque compreender qual é o valor que pode ser pago a cada prestação. Ficar dentro desse limite é fundamental para que o seu orçamento não fique em desequilíbrio.

Assistência em emergências

Escolheu o lugar em que você deseja morar? O próximo passo é garantir praticidade para o dia a dia e rapidez para resolver os imprevistos que podem acontecer. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre imóvel para solteiros? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
cooperativa habitacional
crédito para financiar casa própria
lareira em apartamento
parcelar festa de casamento
parcelar viagens no cartão de crédito