Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para escolher o modelo correto de antena digital

A- A+

Desde o início do mês de abril, as emissoras de televisão estão anunciando o final das transmissões analógicas em canal aberto. Desse modo, você que não usa antena parabólica ou não assina TV a cabo precisará comprar uma antena digital para ter acesso ao sinal digitalizado. Caso possua aparelhos televisivos mais antigos, além da antena, será necessário um conversor digital.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital. O desligamento do sinal analógico só poderá ser feito quando os pontos digitais atingirem, pelo menos, 93% dos lares da região.

antena-digital

Final das transmissões analógicas em canal aberto está próximo. Foto: iStock, by Getty Images

Mas não se assuste, você será informado do desligamento um ano antes que ele ocorra, através de inserções na programação televisiva. Para saber quando será a data exata da sua cidade, acesse o site Você na TV Digital ou ligue para o número 147 e confira.

Saiba o que verificar na compra de antena digital

Antes de sair casa atrás da antena digital certa para comprar é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o modelo mais adequado para a sua situação.

Além disso, estude as características geográficas da sua região. Procure a direção das torres de transmissão e localize possíveis pontos de bloqueio do sinal para escolher uma antena adequada.

Antena VHR: usada somente em transmissões analógicas, capta frequências de 54MHz até 216MHz, ou seja, somente sinal dos canais 2 ao 13. Apesar de ter uma grande potência, não recebem o sinal. Logo, não servem para você.

Antena UHF: usada nas transmissões digitais, capta frequências de 470MHz até 890MHz, canais do 14 ao 69.

Antena VHR e UHF: capta ambas as frequências e recebe os sinais dos dois tipos e comporta do canal 2 ao 69. Apesar de prática, pois permite que televisores alcancem o analógico e o digital, regiões afastadas ou com problemas de sinais podem ter dificuldades, uma vez que sua potência é menor que a VHR e a UHF separadamente.

Antena Interna: instaladas dentro de casas e edifícios, elas são menores e com uma potência menor, proporcionando som e imagem de menor qualidade. Além do tamanho, isso se deve à maior quantidade de obstáculos a serem vencidos e o seu posicionamento em locais mais baixos.

Antena Externa: maiores que as internas, são colocadas no ponto mais alto possível, a fim de evitar barreiras físicas que atrapalhem o sinal. Por serem maiores, e por consequência tendo mais alumínio, as imagens e o som são mais bem captados. É sempre uma opção melhor que a antena interna.

Antena Amplificada: contém um amplificador interno, geralmente tipo booster. Ele é um amplificador com fio indicado para instalações em vários televisores, e pode melhorar de 10% a 20% na qualidade da imagem. Apesar desse ponto positivo, o custo alto da sua aquisição e manutenção e um gasto extra na conta de luz pesam contra o produto.

Procure o selo DTV

Assim que você tiver escolhido o melhor modelo para de antena digital, verifique se a embalagem do produto traz o selo DTV. Ele garante que o produto está de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, a recepção do sinal deve manter o desempenho esperado após a instalação.

Compre com facilidade e segurança 

Se você quer encontrar os melhores preços, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para antena digital e outros presentes para o Natal. 

Gostou das dicas de antena digital? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador