Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para economizar no supermercado

A- A+

Uma ida ao supermercado pode ser tentadora. São prateleiras e mais prateleiras com embalagens e produtos que chamam a atenção do consumidor, seja pelas inovações que trazem ou pela imagem que aguça os sentidos. Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada nesse ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), são eles os responsáveis por 30% das compras realizadas por impulso.

No fim de contas, o segredo é planejar as suas compras e não deixar que o desejo de consumo de sobreponha às necessidades. Além de gastar menos, você ainda evita o desperdício de alimentos.

Lista de compras para o supermercado

A primeira dica para quem deseja economizar com os gastos de supermercado é simples – e nem por isso menos eficiente: faça uma lista de compras. Além de evitar que os itens sejam esquecidos, elas também evitam que produtos desnecessários sejam comprados.

“Observo que muitas pessoas vão ao supermercado passear e acabam realizando compras desnecessárias e a lista é uma ferramenta que lembra a pessoa o motivo pelo qual ela está ali”, destaca o educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira familiar.

Ao mesmo tempo, elas também permitem que você saiba exatamente o que precisa e diminuem o tempo gasto entre um corredor e outro. Para organizar a lista, a dica é olhar todos os armários e anotar os itens que estão em falta. No caso dos alimentos, por exemplo, opte por produtos versáteis, que possam resultar em diversos pratos.

Para evitar surpresas no caixa, outra alternativa é utilizar a calculadora do celular para somar cada nova embalagem que entra no carrinho. Se os gastos forem maiores do que você esperava, é possível escolher produtos que podem ser deixados para a próxima vez.

Além disso, é importante não deixar de lado a pesquisa de preços, lembra Marcelo Claudino, educador financeiro da TopConsulting. Para isso, ele indica o uso de aplicativos como o Aonde Convém, que realiza o download de folhetos promocionais de supermercados e lojas e permite que você realize a melhor escolha.

supermercado

Ao fazer uma lista para ir ao supermercado, você evita o consumo de produtos desnecessários. Foto: iStock, Getty Images

Ao chegar ao supermercado

Mas nem só a lista de compras deve entrar no seu planejamento. Cuidados como não ir ao supermercado com fome também devem ser observados, pois diminuem o desejo de consumo por alimentos que parecem irresistíveis na hora. Claudino também explica que outra atitude importante é evitar que as crianças vão junto.

Para Braggio, o ideal é que as compras sejam feitas semanalmente, levando em conta os produtos que são fundamentais para os próximos dias. Ao criar estoques desnecessários, é bem provável que o resultado seja o desperdício. Também não descuide da data de validade. Em muitos casos, uma promoção pode revelar que o produto não vai estar próprio para consumo em poucos dias.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para economizar no supermercado? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais