Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para contratar crédito pessoal e proteger seu bolso

A- A+

O crédito pessoal é um modelo de empréstimo que pode ser conseguido junto aos bancos e financeiras, em geral vinculado a compra de bens de consumo ou mesmo ao desejo de realizar uma viagem, por exemplo. Antes de concedê-lo, o cliente passa por uma análise, em que são avaliadas questões como o histórico das suas finanças e dívidas, propriedades e renda disponível.

Ou seja, solicitar o dinheiro não é garantia de que ele vai estar disponível. Mas você sabe quando é válido recorrer a essa modalidade? Lembre-se de que, além do valor emprestado, ainda há o pagamento de juros, adicionado às parcelas.

Cuidado antes de obter um crédito pessoal

Obter um empréstimo junto aos bancos e financeiras é tarefa que tem se tornado mais simples com o passar dos anos. São diversas opções disponíveis para atender ao público. Mas, seja para solicitar o crédito pessoal ou outra modalidade, os cuidados devem começar ainda antes de fazer o pedido.

Conforme explica a educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti, esse deve ser o último recurso para quitar suas dívidas ou realizar um sonho. Antes disso, a melhor saída é avaliar o seu orçamento e verificar se há cortes que podem ser feitos e economias para guardar.

Mesmo que você não consiga reunir toda a quantia necessária, pode garantir uma soma suficiente para dar uma entrada e diminuir o valor que ainda precisa ser pago – e mesmo os juros. Ao se decidir pelo crédito pessoal, a dica de Daniel Sousa, professor de Economia do Ibmec/RJ, é ficar atento a quatro fatores principais: prazo total, taxa de juros, valor mensal da parcela e presença de correções determinadas pela inflação.

Antes de contratar o crédito pessoal, conheça as taxas de juros envolvidas e o prazo de pagamento. Foto: iStock, Getty Images

Antes de contratar o crédito pessoal, conheça as taxas de juros envolvidas e o prazo de pagamento. Foto: iStock, Getty Images

Quando contratar o crédito pessoal

O crédito pessoal conta com o inconveniente de não ser liberado na hora. Afinal de contas, antes a instituição financeira precisa analisar o seu histórico, o que pode levar alguns dias. Mesmo assim, essa ainda é uma alternativa melhor do que recorrer a opções como o cheque especial, por exemplo.

O mesmo serve para as outras modalidades em que o limite oferecido já é pré-aprovado pela instituição financeira. A falta de garantia de pagamento resulta em juros mais altos, que dificultam que você quite a dívida sem atrasos e comprometimento da sua renda.

 

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para contratar crédito pessoal? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
não consigo pegar empréstimo
como lidar com a avareza
não consigo pagar financiamento veículo
cartão de loja pode cobrar anuidade?