Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para comprar câmeras digitais para viajantes

A- A+

Se você costuma viajar e gosta de conhecer lugares novos, paisagens paradisíacas e explorar o que o mundo tem de melhor, sabe que uma boa câmera fotográfica é companhia indispensável. Contar com câmeras digitais confiáveis, que registram seu passeio com facilidade e qualidade é essencial. O segredo para não errar na compra é estar atento a algumas características básicas.

Por que investir em câmeras digitais

É verdade que hoje em dia os smartphones mais modernos possuem câmeras e lentes muito boas, possibilitando fazer registros de qualidade. Mas quando se fala em viagem, as câmeras digitais convencionais ainda são essenciais.

Vale lembrar que os smartphones podem deixar a desejar em algumas situações, como em fotos à noite ou ao fazer registros em movimento. Com uma câmera, você consegue controlar diversos aspectos da foto e ter bons registros garantidos.

câmeras digitais

Viagens requerem qualidade nos seus registros. Foto: iStock, Getty Images

Câmeras digitais: como acertar na compra

A primeira dica é ter em mente qual o tipo de câmera que está procurando, se o aparelho precisa ter muitos recursos ou apenas funções básicas. Para levar em uma viagem, por exemplo, o melhor é que seja um modelo compacto e que tire fotos com qualidade.

Mas o processo de escolha também envolve outros fatores. Para ajudar nessa tarefa, veja a seguir algumas dicas e acerte na compra.

Tamanho da câmera

Quando se está viajando, o tamanho é importante. Ter uma câmera que caiba no bolo, por exemplo, facilita muito o transporte por conta do espaço e peso. E a boa notícia é que as principais marcas do ramo já têm opções de câmeras digitais que são compactas, mas com qualidade e funções de equipamentos profissionais.

Resolução da foto

A resolução é o que vai determinar a qualidade da foto. Isso é medido através de megapixels: quanto maior for, melhor será o valor da resolução da imagem. Escolher esse parâmetro corretamente é importante para se ter uma boa impressão da foto.

Algumas câmeras permitem que sejam tiradas fotos sem compactação, ou seja, no formato RAW, possibilitando que a imagem seja melhor trabalhada em software de edição de imagens.

Zoom

Esse é um recurso bastante utilizado por viajantes. Imagine você em um safári na África, não poderá se aproximar muito dos animais para fotografá-los, não é mesmo?

Ter uma câmera com um bom zoom vai permitir que você fotografe com qualidade objetos mais distantes. O valor do zoom é o poder que uma lente tem de aproximar ou afastar a imagem. O zoom ótico é real e o digital é feito via software, o que perde um pouco da qualidade.

Recursos adicionais

Uma característica interessante nas câmeras digitais modernas é a facilidade que o LCD oferece. Algumas possuem tela touch screen e com uma dimensão grande, o que ajuda na hora de conferir como as fotos ficaram.

O flash inteligente é outra inovação das novas gerações de câmeras. Ele é capaz de medir a quantidade de luz do ambiente e iluminar apenas o local da foto sem “estourar” e deixar a imagem branca.

A maioria das câmeras digitais já possui função de Foto Panorâmica, que é ideal para registrar aquela paisagem única que você encontrou na viagem.

Ter recursos de conectividade integrados à câmera pode ser bem útil durante a viagem. Os principais são o GPS, que determina a localização exata onde a foto foi tirada, Bluetooth e Wi-Fi, que é prático e fácil, pois permite fotografar e logo publicar as fotos nas redes sociais ou, então, enviar para alguém.

Gostou das dicas sobre câmeras digitais? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
queda do dólar
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato