Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para comparar as taxas do cheque especial

A- A+

As taxas do cheque especial costumam estar entre as mais elevadas do mercado. Mas, como se trata de uma opção de fácil acesso, com crédito pré-aprovado, não é difícil cair na tentação de recorrer a ela para gastar mais do que o saldo da sua conta permite ou quitar alguma dívida que ficou para trás.

Como consultar as taxas do cheque especial

O cheque especial permite que o cliente disponha de um limite maior sem precisar passar pela análise de crédito do banco. Com menos garantias de que irá receber o dinheiro de volta, as instituições financeiras aumentam as taxas de juros cobradas do cliente.

A porcentagem cobrada varia de acordo com o banco, por isso é importante estar atento e pesquisar antes de optar pela modalidade de crédito. Para isso, basta acessar o site do Banco Central e consultar os números, atualizados de forma frequente.

Para pessoa física, as taxas cobradas atualmente ficam entre 2,49% e 15,72%. Ou seja, a variação é grande e vale a pena pesquisar quais são as opções disponíveis na sua cidade. Também é importante conhecer as condições oferecidas para a contratação.

taxas do cheque especial

As taxas do cheque especial variam de acordo com o banco, por isso é importante pesquisar. Foto: iStock, Getty Images

Como funcionam as taxas do cheque especial

Além dos juros cobrados, o cheque especial envolve ainda o pagamento do Imposto sobre Operações de Crédito (IOF), no valor de 0,38% ao ano, mais 3% ao ano para a Receita Federal, durante o período em que o limite estiver em uso, lembra o educador financeiro Marcelo Claudino, sócio-fundador da TopConsulting.

“A principal vantagem do cheque especial é de que, na maioria dos bancos, você pode utilizar esse crédito por até 10 dias, corridos ou alternados, sem ter que pagar juro nenhum. Passados os 10 dias, o cliente deverá pagar juros por todo o período utilizado”, explica o coach financeiro Silvio Bianchi, diretor do DSOP São José dos Campos.

Ou seja, a alternativa é válida quando o dinheiro que você pegou emprestado com o banco pode ser devolvido de forma rápida, antes de terminar o prazo estipulado para o pagamento de juros. Se esse não for o seu caso, a recomendação dos especialistas costuma ser para buscar outros modalidades de crédito mais baratas.

Tarifas em bônus

Quer ter mais vantagens na hora de realizar transações bancárias? Uma forma de economizar em tarifas é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre taxas do cheque especial? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho