Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para calcular o orçamento de decoração

A- A+

Você acabou de construir ou quer reformar a sua casa? Então é bem provável que já tenha descoberto que não é uma tarefa fácil calcular o orçamento da decoração. São muitas opções, inúmeros objetos e artefatos que variam de preço de acordo com o material, estilo, loja em que serão comprados e a sua quantidade.

Decorar a casa é tarefa que exige planejamento. Foto: iStock, Getty Images

Decorar a casa é tarefa que exige planejamento. Foto: iStock, Getty Images

Como estimar gastos com a decoração

Em primeiro lugar, planeje-se. Saber o espaço disponível é fundamental para estimar quantos móveis serão necessários e o tamanho que eles podem ter. Há ainda a iluminação, os instrumentos hidráulicos, o uso de papel de parede ou a pintura com tinta, sem falar dos acessórios. Tudo isso deve estar incluído na lista de gastos.

Para calcular os valores da decoração, verifique todas as suas opções. Vá até as lojas para conferir se os modelos disponíveis unem conforto, o estilo desejado e um preço que você esteja disposto a pagar. Se possível, adquira a maioria dos itens em um mesmo local. Além de facilitar a entrega, fazer isso pode gerar descontos.

Com um bom orçamento em mãos, as chances de ficar dentro do planejamento é maior. Quando você sabe exatamente o que quer comprar, também evita gastos com itens dispensáveis, que podem sobrecarregar o ambiente e fazer da decoração um problema.

Calculando o que você vai gastar com a decoração

Liste as prioridades

Se precisa de um sofá, coloque no topo da lista de cada loja. Organize as compras de acordo com o que acha mais necessário. Assim, ao colocar lado a lado as opções, ficará mais fácil visualizar onde está a melhor escolha.

Tenha atenção aos materiais

Peça sempre para saber de que material é feito cada item. Escolher produtos fabricados com materiais mais resistentes e duradouros pode sair mais caro na hora, mas minimiza gastos posteriores com manutenção ou troca.

Identifique oportunidades

Aproveite os períodos de término de temporadas. No Natal, por exemplo, as lojas costumam fazer um estoque maior de produtos. O que sobra costuma ser disponibilizado em promoções após o período de auge das vendas. Alguns locais também oferecem descontos para quem compra à vista. Se você possui dinheiro disponível, não hesite em pagar na hora da compra.

decoracao

Prefira pagar à vista em lojas de móveis. Foto: iStock, Getty Images.

Decoração também precisa de instalação profissional

Quando for calcular o orçamento, verifique se é preciso contratar algum profissional, que deve fazer parte da lista de despesas. Exemplo disso são os decoradores, responsáveis por auxiliar na escolha daquilo que se adequa mais a cada ambiente. No entanto, decorar a casa também pode exigir pessoas capacitadas para realizar instalações elétricas ou hidráulicas.

Separe os itens que você vai comprar por ambiente: uma lista para o quarto, outra para a cozinha e mais uma para a sala. Depois, caso precise adicionar ou remover algum objeto, será mais fácil visualizar e apenas uma parte será modificada. Porém, quando calcular o orçamento, lembre que você deve subtrair ou adicionar os valores no final.

Preserve o seu patrimônio

Além da decoração, está preocupado também com a segurança da sua casa? Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira
almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
parcelar festa de casamento
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes
por que o piso estoura