Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para acertar ao comprar roupas online

A- A+

As compras de roupas pela internet são responsáveis por grande parte da movimentação do varejo online no Brasil. O desejo de adquirir peças novas, diferentes da que você encontra nas lojas físicas, por preços mais em conta é o que leva o grande volume de consumidores às lojas online. Mas a impossibilidade de provar as peças pode se tornar um impasse se você não tomar algumas precauções.

Roupas para comprar na internet

Todo mundo tem alguma peça de roupa que é difícil de encontrar. Sejam as calças jeans, que não caem bem em alguns tipos de corpo, ou as jaquetas que ficam muito justas nos ombros e largas nos braços. Essas roupas, que dão mais trabalho na hora de serem escolhidas, estão na lista de peças a evitar em compras pela internet.

roupas

Compras online oferecem uma série de vantagens e crescem em preferência. Foto: iStock, Getty Images

Para comprar online, é preciso pensar na maior probabilidade de acerto que você pode ter. As peças que se adaptam facilmente a qualquer tipo de corpo devem compor a maior parte das suas compras. Malhas, suéteres, cardigans e blusões estão entre os tipos de peças que combinam mais facilmente com diversos biotipos diferentes.

Calças, principalmente em jeans, só devem ser compradas pela internet se você já conhece a marca e tem certeza de que cairá bem em seu corpo. Caso contrário, evite. Já os casacos justos, como jaquetas, e lingeries, são peças que você deve comprar presencialmente. Elas exigem um conforto maior. Muitas vezes, algumas peças que cabem em você podem ser desconfortáveis ou limitar seus movimentos. É preciso provar.

Como acertar na compra online de roupas

A parte mais importante de comprar na internet é ter certeza de que o tamanho das roupas é compatível com o tamanho do seu corpo. Os sites mais confiáveis de varejo online possuem tabelas que mostram as medidas de cada peça e qual o seu tamanho referente. É com base nessas informações que você deve escolher as peças de roupa. Não pense nos padrões a que você está acostumado.

Com uma fita métrica, você deve medir as principais regiões do corpo. Para medir o busto ou o tórax, você deve envolver essa região com a fita, que deve passar sobre os mamilos da pessoa. Já a cintura deve ser medida com a fita envolvendo a barriga, em uma região localizada a um dedo acima do umbigo.

Na compra de calças ou bermudas, medir o quadril é fundamental. A fita deve ser posicionada na região mais volumosa do bumbum e cobrir a circunferência da região. Para medir o comprimento ideal das mangas de blusas ou casacos, inicie a medição nos ombros e estenda a fita até o dorso da mão, ou seja, dois dedos abaixo do punho.

A medição dos ombros deve ser feita de ponta a ponta dos ossos, onde inicia a curva dos braços. A fita deve ser passada pelas costas. O comprimento das pernas também pode ser medido com fita métrica. Posicione a fita no osso mais proeminente do quadril e estenda ela até a região dos calcanhares. Tenha em mente que diminuir roupas é mais fácil do que aumentar.

Tamanho é um dos cuidados nas compras online. Foto: iStock, by Getty Images

Tamanho é um dos cuidados nas compras online. Foto: iStock, by Getty Images

Se, mesmo com todo o cuidado a respeito do tamanho das peças, você comprar algo que não caia bem ou não sirva, saiba que as lojas precisam realizar a troca das roupas. Esse é um direito garantido a você pelo Código de Defesa do Consumidor. Qualquer tipo de troca, devolução ou conserto deve ser realizada em um prazo de 30 dias após a compra ou a reclamação do cliente.

Já no caso de compras virtuais, informa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a legislação garante o direito de arrependimento pela compra. Com ele, o consumidor tem sete dias, a partir da entrega, para avaliar se o produto recebido atende às expectativas.

Compre com facilidade e segurança

A Vivo, em parceria com a Opte+, oferece através da sua loja virtual produtos de departamentos e viagens com descontos exclusivos. Trata-se de um shopping que reúne ofertas de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No Vivo Compras, é possível encontrar produtos eletroeletrônicos, de informática, móveis e de decoração, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados. São mais de 60 mil produtos para escolher qual o melhor preço e efetuar suas compras.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para comprar roupas

Você tem uma boa dica para comprar roupas? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple