Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas de organização financeira para poupar e realizar um sonho

A- A+

Se você quer estudar fora do país para enriquecer o currículo ou tem um sonho de consumo difícil de ser alcançado, precisa ficar atento a dicas de organização financeira para viabilizar esse objetivo.

Como poupar dinheiro

Quem deseja realizar um sonho, seja ele viajar para fora do país ou comprar uma casa, sabe bem que isso envolve dinheiro. Mas como poupar o valor que você precisa se ainda não tem uma boa fonte de renda?

“No inicio, o ideal é buscar conhecer a si mesmo com o acompanhamento das receitas e despesas e, com isso, fazer sobrar o máximo possível dos recebíveis mensais, eliminando os excessos, comparar preços, e sempre que possível pagando as contas em dia e com desconto, ou seja, tem que cuidar para sobrar ‘algum’ no fim do mês”, afirma o consultor e gerente jurídico da Fiel Consultoria, Cristian Miguel.

Não existem fórmulas mágicas para economizar, mas uma das principais dicas de organização financeira é manter o foco no objetivo a ser alcançado.

seudinheiro-Dicas-de-organizacao

Procure guardar pelo menos 20% da sua renda mensal. Foto: iStock, by Getty Images

Dicas de organização financeira

De acordo com uma pesquisa do Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, que entrevistou 2002 consumidores, elaborada pelo Serasa Consumidor e Ibope Inteligência, 40% dos jovens acima de 16 anos admitem não conseguirem controlar suas finanças.

  1. Anote os gastos

Entre as dicas de organização e planejamento financeiro está fazer a planilha de controle de gastos. Anote, nessa planilha, todas as suas despesas fixas do mês, como água, luz, alimentação, transporte.

  1. Corte os supérfluos

Agora que você já sabe quais são suas despesas fixas pode identificar quais são seus gastos desnecessários e cortá-los na medida certa.

Onde guardar o dinheiro?

Além de poupar diariamente, é preciso converter esse dinheiro que você está economizando em um investimento rentável. Tenha em mente que cada centavo economizado fará toda a diferença na hora de realizar seu sonho. Será que a poupança é bom serviço para se investir?

“Pode-se começar com uma pequena poupança. Apesar de não ser o melhor investimento no mercado hoje, estamos falando em começar algo, o que nem sempre é fácil”, diz Miguel.

Você vai se interessar por:

Banco Central: veja 3 ferramentas para ajudar na organização financeira
Organização financeira: como o cartão de crédito pode ajudar

O consultor ainda reforça a importância de poupar. “Procure guardar pelo menos 20% da sua renda mensal. Se não for possível comece com 10%, mas tenha em mente que no próximo ano você terá que fortalecer a sua ‘poupança’.”

Para quem não quer guardar na poupança, existem outros investimentos com rendimentos melhores, mas com riscos maiores também.

Os fundos cambiais são uma opção para poupar dinheiro em moeda estrangeira, mas é preciso ficar atento. Especialistas ressaltam que esse investimento é de alto risco e há cobrança de taxas de administração que variam de 0,5% a 3% e imposto de renda.

Economizar não é uma tarefa fácil, mas seguindo as dicas de organização financeira isso se torna possível. Essas dicas não servem apenas para quem está pensando em viajar para o exterior. Se você está pensando em comprar uma casa, por exemplo, também pode adotá-las.

Gostou das dicas de organização financeira? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria