Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como identificar site seguro para compras online

A- A+

Os brasileiro estão mais seguros para comprar pela internet. É o que indica a pesquisa Consumo Virtual no Brasil, divulgada no início de 2015, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o estudo, 93% dos entrevistados, ou nove entre dez consumidores, estão satisfeitos com esse tipo de consumo. Mas será que as compras online são, de fato, confiáveis? Você sabe como identificar site seguro?

seudinheiro-Como-identificar-site-seguro

Quem fazcompras através dos sites, deve prestar atenção na hora de pagá-las. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar site seguro em 3 dicas da Proteste

A  Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Proteste, enviou no ano passado, por e-mail, questionários para consumidores brasileiros maiores de idade, com intuito de entender os costumes dos internautas quando o assunto é compra feita pelas páginas da Web.

Segundo o teste, verificou-se que o quesito segurança é motivo de preocupação. Pensando nisso, a Associação forneceu três dicas para identificar se o site em que você realiza suas compras é seguro.

  • Compre apenas em páginas da internet conhecidas pelo público em geral. Verifique se o site possui telefone e endereço. Além disso, procure na internet informações sobre a reputação da página.
  • Confira se o site possui certificado de segurança emitido por uma empresa autorizada, como, por exemplo, Certisign e Site Blindado
  • Observe se o endereço do site é iniciado com “https“. Além disso, no canto esquerdo da página, você verá um pequeno cadeado.

Outra saída, é acessar o site www.registro.br, em que o consumidor tem acesso aos dados dos responsáveis pelo endereço do site, seja Pessoa Jurídica (CNPJ, endereço, telefone) ou Pessoa Física (CPF, endereço, telefone do responsável pelo site). Você também pode acessar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas e a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP.

Além dessas dicas, a educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira Ana Paula Pavanatti aconselha a quem fizer compras através dos sites, prestar atenção na hora de pagar.

“Verifique as iniciais do boleto e confira se realmente o pagamento irá para devida instituição e na hora da compra verifique se a plataforma é criptografada. Na dúvida, ligue para a central de atendimento do estabelecimento”, completa.

Você vai se interessar por:
Site de descontos: entenda como economizar com cupons
Conheça os maiores sites de compras do país

Cuidado com as compras por impulso

Ter cuidado e saber como identificar site seguro é importante, mas também é preciso rever alguns hábitos de consumo. Segundo pesquisa divulgada pelo SPC Brasil e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, em julho de 2015, mais da metade dos consumidores (53%) das capitais admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.

O estudo mostrou ainda que, na visão dos entrevistados, os sites (22%) são os que mais facilitam o acesso ao crédito, estimulando compras não essenciais.

Para Ana Paula Pavanatti, a internet facilita a aquisição de um produto por impulso e pela emoção.“A facilidade pode se tornar um risco muito sério. Problemas como a clonagem de dados pessoais, excesso de consumo sem controle, dividas que podem tirar o sono, são alguns dos possíveis problemas”, explica.

Cartões de Crédito da Vivo

Agora que já sabe como identificar site seguro na internet,  o que você acha de realizar compras e ainda ganhar benefícios? Com os cartões de crédito da Vivo, é possível ter acesso a bônus de recarga de celular, acumular mais pontos do programa Vivo Valoriza realizar compras na Lojas Vivo em até 12 vezes sem juros.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de como identificar site seguro? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito