Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas de como gastar menos todos os dias

A- A+

No atual cenário econômico, com a inflação em nível recorde, chegando a 8,47%, reduzir gastos – seja para poupar dinheiro ou simplesmente para dar conta de pagar todas as despesas sem aumento de salário – é importante. Mas como gastar menos?

Entenda o motivo dos gastos para saber como gastar menos

De nada adianta traçar milhares de estratégias ou até mesmo contratar uma consultoria financeira se você não sabe por que gasta. Se o motivo das despesas for compulsividade, por exemplo, o ideal é tratar esse problema. Antes de definir como gastar menos, pode ser mais eficaz tratar alguns problemas de forma direta.

seudinheiro-como-gastar-menos

Poupar cada centavo é segredo para não se apertar nas contas. Foto: iStock, by Getty Images

Como gastar menos em 6 passos

1 – Anote todos os seus gastos

Este é o primeiro passo em qualquer tipo de planejamento financeiro. E não há como gastar menos sem rastrear todas as suas despesas, sejam diárias, semanais ou mensais. Portanto, comece fazendo uma planilha que inclua as despesas fixas, como luz, água, condomínio, gás, por exemplo, e as despesas variáveis como alimentação, vestuário, entre outras. Você deve incluir absolutamente tudo, inclusive os cafezinhos.

2 – Não compre nada imediatamente

Antes de fazer uma compra, faça três perguntas a você mesmo: Eu preciso? Eu posso? Eu consigo esperar mais um pouco? Ao responder os questionamentos, você saberá se deve ou não fazer a compra pretendida.

3 – Revise sua planilha semanalmente

Ok, sabemos que seu tempo é curto, mas não é preciso perder longas horas com a revisão da planilha. Uma simples passada de olhos uma vez por semana já dá uma ideia clara de onde está indo parar o seu dinheiro: se é em roupas, lanches na rua ou em presentinhos para os amigos, por exemplo. Consciente dos excessos, você já saberá como gastar menos.

4 – Cuidado com o supermercado

O supermercado é mesmo uma tentação. De comida e utensílios domésticos a roupas, tem tudo lá. Uma verdadeira prova de fogo para aqueles que ama encher o carrinho e parcelar no cartão de crédito para ver como paga depois. Compre apenas o necessário, mesmo em produtos essenciais. Se for perecível, redobre o cuidado.

5 – Evite parcelamentos longos

Parcelas, de um modo geral, não combinam com vida financeira saudável. Não há como gastar menos dinheiro com parcelamentos longos, pois a vida doméstica sempre nos traz imprevistos como um encanamento quebra, um animal de estimação doente, um problema no carro, entre outros. Caso esses gastos se acumulem com outros, só piora.

6 – Poupe parte do seu dinheiro no início do mês

Há horas que não sobra nenhum centavo para colocar na poupança? Então procure poupar uma parcela do salário no início do mês. Se deixar para o fim, daí mesmo é que fica difícil de sobrar. Aos poucos você retoma o hábito de poupar e tudo ficará mais fácil.

 

Gostou das dicas de como gastar menos? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria