Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas anticrise e saiba superar momentos ruins nos negócios

A- A+

Ciclos econômicos são conturbados, porém fazem parte do jogo: momentos difíceis podem e vão surgir para negócios em qualquer escala. Mas como blindar seu empreendimento e fazer dele menos vulnerável? Não há uma fórmula pronta, mas seguir algumas recomendações anticrise certamente podem ajudar nessas horas.

Pessoa analisando medidas anticrise.

Tempos de crise econômica exigem inovação para conduzir bem os negócios. Foto: iStock, Getty Images

Dicas anticrise para o mundo dos negócios

Saber como lidar com situações adversas é fundamental, mas nem todo mundo está preparado para isso – especialmente empreendedores menos experientes. Veja abaixo duas recomendações anticrise fundamentais para os seus negócios.

Busque a inovação sempre

A inovação deve ser uma busca constante, mas em momentos de crise é especialmente importante para dar alternativas ao mercado. Inovações disruptivas costumam surpreender a concorrência, além de ajudar a estabelecer um negócio diferenciado.

Invista em pessoas com o perfil correto

Para tornar um empreendimento anticrise, é fundamental cercar-se das pessoas certas, que podem ajudar você nesse caminho. Durante momentos conturbados, será necessário um perfil especial, com pessoas comprometidas, que saibam trabalhar em equipe e, especialmente, sob pressão constante.

Inspire-se em empreendedores de sucesso

Para superar os momentos difíceis, algumas lições anticrise podem ajudar você nos negócios. Veja abaixo três citações de empreendedores famosos e inspire-se para superar as dificuldades:

  • “O fracasso deve ser uma opção. Se as coisas estão falhando, é porque você não está inovando o suficiente”, Elon Musk, fundador do PayPal, da Tesla Motors e do SpaceX, publicado no Business Insider.

O sul-africano Elon Musk, um dos empreendedores mais inovadores do século, esteve muito perto do fracasso em 2008, durante a crise econômica que teve reflexos no mundo todo.

No entanto, ele deu a volta por cima: em dezembro de 2015, a SpaceX colocou 11 satélites em órbita e o Falcon 9 realizou pouso histórico do primeiro estágio do foguete – experiência que pode reduzir drasticamente o custo de missões espaciais.

  • “Eu valia mais de um milhão de dólares com 23 anos, e mais de dez milhões de dólares com 24, e mais de cem milhões de dólares com 25. Mas isso nunca foi o mais importante, pois eu nunca fiz isso por dinheiro”, Steve Jobs, fundador da Apple, em entrevista para o canal norte-americano PBS, em 1995, e republicada pela Forbes.

Jobs, além de fundar a Apple, ajudou a revolucionar seis importantes indústrias: a de computadores pessoais, filmes de animação (com a Pixar), música, telefones, tablets e publicações digitais. Mesmo com a sua morte devido a um câncer, em outubro de 2011, com apenas 56 anos, deixou um legado enorme para todas as áreas da tecnologia com as quais contribuiu.

  • “Já atravessei momentos mais difíceis na minha vida, enfrentando crises econômicas mais graves do que essa. Tenham esperança que vamos superar”, Abilio Diniz, empresário, presidente do Conselho de Administração da BRF, durante palestra na HSM Expomanagement, evento voltado a empreendedores em São Paulo.

O discurso otimista do famoso empresário brasileiro não se deu por acaso. Diniz é figura frequente em listas que consideram os mais poderosos ou ricos do país. Ele transparece em suas palavras que é preciso acreditar no negócio e na sua missão, não importa o cenário negativo de momento.

Você vai se interessar por:

Você também tem uma boa dica anticrise? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria