Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como usar o notebook para estender a sua vida útil

A- A+

Os computadores portáteis são aparelhos que têm uma vida útil de dois anos, em média, aponta pesquisa do Ibope Conecta. Para estender essa durabilidade, é importante que você saiba como usar o notebook e cuidar de suas partes perecíveis. Segundo Edgar Corrêa, tecnólogo em Informática, são elas que podem reduzir a utilidade do dispositivo.

Como usar o notebook na tomada

Manter o notebook conectado à tomada ajuda a aumentar a sua durabilidade. Foto: Shutterstock

Como usar o notebook para durar mais

Responsável pelo blog Melhor Notebook, Corrêa explica que um aparelho desse tipo tem dois itens que podem afetar sua vida útil: a bateria e o HD.

Sabendo como usar o notebook sem exigir mais do que esses componentes são capazes de oferecer, você pode alongar o período de atividade do seu aparelho e evitar gastos com manutenção. Confira as principais dicas do tecnólogo:

Mantenha o aparelho na tomada

Uma das principais dicas para usar o notebook corretamente é cuidar com a bateria. Procure utilizar o aparelho ligado à tomada, sempre que possível.

Dessa forma, você não estará gastando o limite de recargas que os dispositivos de lítio possuem. Segundo Corrêa, quando o carregamento chega ao máximo, o uso da bateria fica inativo.

Recarregue só após o alerta

Procure carregar o notebook somente quando a bateria estiver realmente baixa, caso você precise utilizá-lo longe da conexão a uma tomada. Espere que o sistema operacional alerte para a necessidade de carregamento e, então, deixe que a carga seja efetuada até o final, sem retirá-lo da energia antes de estar completa.

Use o modo de economia

É importante saber como usar o notebook em modo de economia. Essa ativação, enquanto você não estiver com ele ligado à tomada, aumenta a autonomia da bateria do aparelho. Além de garantir que você possa usá-lo por mais tempo, esse modo também diminui o número de recargas que você terá de fazer.

Feche programas desnecessários

Evite manter muitos programas abertos ao mesmo tempo. Quando a memória RAM é insuficiente, o aparelho começa a usar o HD para que o sistema continue funcionando sem travar. Além de causar lentidão no funcionamento, essa prática ainda reduz a vida útil desse componente fundamental para o notebook.

Avalie os ruídos

Preste atenção aos ruídos emitidos pelo seu computador. Saber como usar o notebook é também saber identificar quando algo está errado.

Barulhos altos e constantes, como os de um curto circuito, podem representar problemas no cooler, que causam o superaquecimento do aparelho. É importante levar o portátil a uma assistência técnica de confiança.

Notebook precisa ser higienizado

Mesmo que você não tenha o hábito de usar o notebook constantemente, é natural que ele acumule poeira e umidade do ambiente.

A higienização, conforme Corrêa, é importante para garantir que as ventoinhas e discos funcionem corretamente. Limpar a tela, o teclado e as saídas de ar com frequência diminui os riscos de travamento e aquecimento. É ideal utilizar um pano seco ou levemente umedecido para higienizar o aparelho.

É importante ter cuidado e nunca deixar que escorra água para dentro do aparelho. “Atenção especial deve ser dada às saídas de ar, que devem ser deixadas sempre livres de poeira. Convém utilizar um mini-aspirador ou cotonete seco para removê-la”, indica.

Como usar o notebook limpo

Para higienizar o notebook, prefira um pano seco ou mesmo levemente umedecido. Foto: Shutterstock

Corrêa destaca ainda que é importante usar o notebook em uma temperatura que não passe dos 50ºC no HD e dos 70ºC na CPU. “Se você ouvir sua ventoinha sempre no máximo e seu sistema estiver lento e com travamentos, seu notebook pode estar superaquecendo e pode precisar de limpeza. É recomendável baixar um software que meça a temperatura”, sugere.

Caso você confirme que o calor do equipamento está além do que é indicado, leve o notebook até uma assistência técnica e solicite a limpeza dos coolers e dos dissipadores.

Você vai se interessar por:

Notebook x desktop: qual é o computador mais adequado para você?

Compare 3 modelos de notebook com custo de até R$ 2,5 mil

Do básico ao avançado: compare 4 modelos de notebooks

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Aprendeu como usar o notebook para aumentar sua durabilidade? Compartilhe as dicas!

Nintendinho
celular de 15 reais
acessórios para câmera
Notebook HP Omen
Zenbook 3
Um dos notebooks HP Pavilion 2 em 1