Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como a tecnologia pode ajudar contra o roubo de carro

A- A+

Ter um automóvel permite maior autonomia e agilidade na locomoção. Mas também significa estar exposto a situações de risco. A principal delas é o roubo de carro, que figura em estatísticas assustadoras no Brasil.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em novembro de 2014, quase 229 mil veículos foram roubados no país em 2013, o que representa incríveis 26 roubos de carro por hora. Como se trata de uma situação em que você está vulnerável e há pouco que pode ser feito, adotar medidas preventivas é a melhor forma de evitar passar pelo susto de ter o seu automóvel levado.

Acessórios de segurança contra o roubo de carro

Para proteger seu carro, a tecnologia é uma das suas principais aliadas. Além dos tradicionais alarmes e travas elétricas, você pode contratar o serviço de empresas de monitoramento, que dificultam o roubo de carro ou ajudam a encontrar o veículo roubado. A instalação desses acessórios no carro ainda pode render um desconto no seguro. Conheça as principais opções:

1. Bloqueadores

Quando o alarme soar, esse acessório fará o bloqueio da ignição ou da bomba de combustível, para prevenir o furto. Ele também informará pelo telefone que o alarme soou, indicando que você deve telefonar para a empresa de monitoramento. Além do custo do acessório e de instalação, em alguns casos é necessário pagar mensalidade para poder contar com esse serviço.

2. Localizadores

Como o nome já diz, o objetivo deste acessório é localizar o veículo. Ele informa o local em que se encontra o carro furtado. Para acioná-lo, basta alertar a central da empresa de monitoramento e ela entra em contato com a polícia. Alguns modelos também pode fazer o bloqueio do automóvel, mas essa função não é o padrão.

3. Rastreadores

É um localizador aprimorado. Permite que você saiba a posição do veículo, mesmo sem acionar a empresa. Além disso, o acompanhamento é mais apurado, uma vez que possui um histórico de armazenamento. O rastreamento é feito por GPS e a comunicação via celular. Esta opção, no entanto, costuma ser mais cara para o consumidor.

roubo de carro

Mercado oferece uma série de alternativas tecnológicas contra roubo de carro. Foto: iStock. Getty Images

9 dicas para prevenir o roubo de carro

Além de ter o seu carro protegido, é essencial que você mantenha hábitos que minimizem as chances de especialistas em roubo de carro agirem. Confira 8 dicas importantes:

1. Ande com os vidros levantados e esteja sempre atento às pessoas que andam entre os veículos

2. Tenha cuidado na hora de estacionar, pois a maioria dos roubos de carro acontece nesse momento

3. Evite deixar a chave no carro, nem quando for fazer uma pausa rápida

4. Opte sempre por estacionar em locais iluminados e de maior movimento

5. Não deixe nada à vista dentro do carro, nem mesmo objetos de valor insignificante

6. Tome cuidado ao entrar em sua garagem. Se notar alguma movimentação suspeita, dê uma volta na quadra

7. Mantenha cópia dos documentos do veículo em casa

8. Não cole adesivos que exponham informações pessoais, como faculdade em que estuda e local de trabalho.

Proteção nas ruas

Quer mais proteção quando estiver circulando pelas ruas? A Vivo oferece o Seguro Proteção Urbana uma indenização ao segurado em caso de roubo ou furto qualificado de sua bolsa ou pasta. Saiba mais:

> Seguros para seus bens: Proteção da sua bolsa ou mochila

Gostou das dicas sobre roubo de carro? Compartilhe!

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha