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por Vivo Seu Dinheiro

Veja como ser cliente bancário com conta gratuita

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Sabe aquela cobrança inesperada por um serviço bancário? É nessas horas que você pensa: por que não ter uma conta gratuita? Para o bem do seu bolso, essa opção existe.

Saques, talões de cheque, transferências, tudo isso pode ser cobrado pelas instituições financeiras, mas não livremente. Desde 2008, o Banco Central, órgão que regula todos os bancos no Brasil, regulamenta essas cobranças. Os bancos são obrigados a oferecer uma conta gratuita, que abrange um pacote de serviços essenciais.

A regulamentação classifica em quatro modalidades os serviços prestados aos clientes: essenciais, prioritários, especiais e diferenciados. Se um correntista usar somente os serviços essenciais, ele tem direito a uma conta gratuita e não pode ser descontado com tarifas.

Conta gratuita obedece algumas regras

Para não pagar nenhuma tarifa de manutenção, o cliente tem direito a uma quantidade limitada de serviços. Eles incluem o fornecimento de cartão com a função débito, o fornecimento de até dois extratos por mês com a movimentação da conta nos últimos 30 dias, até quatro saques mensais, a realização de até duas transferências entre contas da mesma instituição e o fornecimento de 10 folhas de cheque por mês.

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Cliente de conta gratuita tem direito a até quatro saques mensais. Foto: Shutterstock

A consulta às movimentações pelo site do banco também fazem parte do pacote de serviços essenciais que garanta a conta gratuita. Além disso, a regulamentação também estabelece que os saques em terminais de autoatendimento em um intervalo de até 30 minutos devem ser considerados como uma só operação.

A conta gratuita ainda dá ao cliente o direito a um extrato consolidado anual e o fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto ou dano.

Consumidor deve analisar movimentações

De acordo com Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), muitas vezes os bancos não têm a preocupação de indicar ao consumidor um pacote de tarifas com a maior compatibilidade possível com as suas movimentações.

Por exemplo, se um consumidor faz um uso restrito das operações disponíveis, não é vantajoso obter um pacote que dá direito a um elevado número de saques, consultas, transferências e diversas folhas de cheque. A economista do Idec alerta para a necessidade de que o consumidor exponha suas necessidades de movimentação na hora de abrir a conta.

“É recomendável pesquisar nos sites das instituições financeiras qual o pacote que se encaixa melhor na rotina financeira do consumidor. Além disso, o cliente tem o direito de mudar de pacote de serviços a qualquer momento, adequando suas necessidades às tarifas cobradas”, afirma Ione Amorim.

Serviços essenciais x serviços prioritários

Ao contrário dos serviços essenciais, os serviços prioritários podem ser cobrados pelas instituições financeiras. Fazem parte dessa modalidade o fornecimento da segunda via do cartão, em casos de perda, furto ou roubo, além da emissão de cheque administrativo.

Vale lembrar que, de acordo com a regulamentação do Banco Central, os bancos não podem aumentar as tarifas sem alertar o consumidor, que deve ser comunicado com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Além disso, o consumidor deve possuir fácil acesso às informações relativas aos serviços cobrados, tanto na página do banco na internet quanto em tabelas na própria agência informando quais são os serviços prioritários e quais os essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser cobrados.

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Para as situações em que a cobrança do pacote de tarifas é necessária, há formas de reduzir o impacto delas no orçamento. Já pensou como seria se o valor pago pelo pacote de tarifas fosse convertido em bônus para o seu Vivo Pré, Pós ou Controle? A Conta Bônus oferece aos clientes o benefício de receber o valor pago por mês referente ao pacote de tarifas, em bônus no Vivo Móvel Pré, Controle ou Pós. Conheça:

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