Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como se planejar para comprar uma casa de campo

A- A+

Para quem já possui um imóvel próprio e ainda conta com uma reserva financeira, comprar uma casa de campo pode surgir como opção para aproveitar o tempo livre e relaxar com a família inteira. Mas, antes de realizar um investimento como esse, é preciso analisar as finanças e ter a certeza de que o valor aplicado não fará falta na renda mensal. No fim de contas, o segredo está no planejamento.

Finanças em dia para ter sua casa no campo

Se o seu sonho é ter uma casa no campo, Reinaldo Domingos, educador financeiro, destaca que a opção é possível, mas depende de consciência e planejamento. Antes de ir em busca do lugar ideal, é preciso ter certeza que as finanças comportam o investimento, principalmente considerando todos os custos envolvidos.

“O grande vilão para milhares de famílias que acabam adquirindo imóveis em praia e no campo tem sido a manutenção, com despesas em segurança, limpeza, IPTU, energia elétrica e água. Por isso, é imprescindível colocar no papel e saber quanto será gasto mensalmente e ver se cabe ou não no orçamento financeiro”, destaca Domingos.

Para iniciar o novo projeto, também é fundamental não manter outras dívidas no mesmo período. O ideal é que o dinheiro utilizado na compra seja poupado de maneira separada daquele que serve como reserva para emergências. Do contrário, um imprevisto nos gastos pode tornar a sua situação, que até então era de conforto, vulnerável.

casa no lago

A casa de campo é uma opção para curtir o tempo livre com os filhos e netos. Foto: iStock, Getty Images

A escolha do local da casa de campo

Na hora de escolher o imóvel, Domingos ressalta a importância de considerar que, dependendo da região, a liquidez é baixa e a possibilidade de depreciação do valor investido aumenta. “Muitas vezes, vale mais a pena ter uma reserva financeira disponível rendendo juros e, quando quiser, curtir um final de semana ou até passar as férias em alguma casa locada. Essa opção tem sido muito mais interessante para o bolso e também a família acaba tendo mais oportunidades de conhecer lugares diferentes”, exemplifica.

Caso você opte pela compra, analise a região e conheça os preços envolvidos na compra e venda de imóveis semelhantes ao que você deseja adquirir. Em geral, as cidades mais procuradas são as serranas, em locais mais altos. Bons exemplos são os municípios de Petrópolis, no Rio de Janeiro, de Gramado, no Rio Grande do Sul, ou Campos do Jordão, em São Paulo. Os custos envolvidos nos negócios costumam ser maiores, mas o valor de revenda também é superior, quando comparado ao de localidades mais afastadas e com pouca tradição em turismo.

Preserve o seu patrimônio

Depois de realizar o seu sonho de ter uma casa de campo, é preciso estar preparado para os imprevistos. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você também pretende comprar uma casa de campo? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
preço de imoveis começa a cair
investir em imóveis
melhor lugar para trabalhar
direitos do inquilino
preços dos imóveis mais caros de SP