Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como saber se um celular está com o IMEI bloqueado

A- A+

Você sabe o que significa IMEI bloqueado? Para entender essa situação, é preciso saber que todos os aparelhos celulares possuem um número de identificação: o International Mobile Equipment Identity (IMEI), que significa, em português, Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

O código é diferente para cada aparelho, ainda que sejam do mesmo modelo. Esse recurso pode ser utilizado na hora de bloquear um telefone perdido ou furtado e, ainda, para consulta da situação de um possível aparelho usado colocado à venda.

Homem comunica IMEI bloqueado

Desde março, não é mais preciso informar o IMEI para bloquear um celular roubado. Foto: iStock, Getty Images

IMEI bloqueado: como descobrir

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no espaço destinado à bateria ou, também, digititando *#06# no próprio celular. Todos os aparelhos habilitados possuem um código registrado no Registro de Identidade de Equipamentos.

Em caso de roubo, por exemplo, o IMEI bloqueado não permitirá ligações ou conexão com a Internet. Dessa forma, o aparelho acaba perdendo a sua utilidade e, com ela, o seu valor de mercado.

Para ter o IMEI bloqueado, você deverá guardar o código em um local seguro, para que tenha acesso a ele se necessário.

Em uma situação de roubo ou perda, procure sempre fazer um boletim de ocorrência. Mesmo que as chances de recuperar o seu aparelho sejam pequenas, você estará protegido quanto a possíveis dores de cabeça causadas pelo uso do seu celular em algo ilícito.

Depois, entre em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e do seu chip. Algumas empresas podem solicitar a cópia do BO. Depois, é só aguardar para que o IMEI bloqueado comece a valer.

IMEI não é mais única ferramenta para bloqueio

Com o objetivo de reduzir a atratividade de produtos roubados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) modificou as regras: desde março, já é possível solicitar o bloqueio do aparelho, utilizando apenas o número da linha.

O fato é que muitas pessoas acabavam não tendo acesso ao seu IMEI e, por isso, acabavam não conseguindo bloquear seu celular, mantendo o produto no mercado. A partir de agora, os usuários podem entrar em contato diretamente com as operadoras para pedir o bloqueio ou fazê-lo na delegacia.

Nesse primeiro momento, a possibilidade de ter o IMEI bloqueado diretamente nas delegacias está disponível no Espírito Santo, Ceará e Bahia. Outros estados interessados em oferecer o serviço deverão entrar em contato com a Anatel.

Números preocupantes

De acordo com dados da associação ABR Telecom, são mais de 5 milhões de celulares travados por terem sido roubados ou perdidos. Com a nova iniciativa da Anatel de facilitar obter o IMEI bloqueado, o objetivo é que os roubos diminuam.

Para quem está pensando em adquirir um celular usado, você poderá checar se o aparelho tem ou não o IMEI bloqueado pelo site Consulta IMEI – procedimento recomendado pela Anatel.

Você vai se interessar por:

Sua conta garantida

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Você já teve que bloquear um celular por causa de roubo ou perda? Deixe seu comentário!

Preocupação com segurança em condomínios
Celular com botão de pânico
Precisa de dicas de segurança pessoal
Novo celular chinês
Vai precisar do aplicativo para fazer denúncia
Tentando evitar roubo de moto