Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como registrar um boletim de ocorrência online no PR

A- A+

A Polícia Civil e o Governo do Estado do Paraná oferecem à população o serviço de delegacia eletrônica. Através da ferramenta, os moradores ou visitantes, que tenham passado por alguma situação de furto, perda ou extravio, possam registrar o boletim de ocorrência online no PR, sem precisar sair de casa ou deslocar uma viatura até o local onde o fato ocorreu.

Policiais recebem registro de boletim de ocorrência online no PR

Policiais são responsáveis por validar ou não registros feitos eletronicamente. Foto: Orlando Kissner, ANPr

Como registrar boletim de ocorrência online no PR

É possível registrar boletim de ocorrência online no PR para cinco situações diferentes. Três delas têm relação com objetos e outras duas são voltadas para casos que envolvam pessoas.

Furto, extravio e perda de objetos ou placas de veículos são noticiados em um tipo de B.O. diferente daquele utilizado para as ocorrências de desaparecimento de pessoas ou de denúncias.

Nos casos em que o registro de boletim de ocorrência online no PR envolve apenas objetos, o procedimento de efetivação da queixa é semelhante.

Cadastro pessoal

A primeira parte do registro de B.O. é destinada às informações do noticiante, ou seja, o seu cadastro pessoal. Dados como o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe, documento de identificação, número do CPF, seu endereço e canais para contato da Polícia Civil devem ser informados nessa etapa.

Descrição do furto

O passo seguinte é válido para os casos de furto e, nessa etapa, você descreve o que será noticiado no boletim.

Você precisa informar à Polícia se houve ameaça ou agressão durante a ação, se o criminoso destruiu ou rompeu algum obstáculo, como portas ou janelas, caso tenha havido abuso de confiança ou escala de muros e paredes e se você identificou o suspeito. Se houve identificação, você deve relatar todas as informações que possuir a respeito da pessoa.

Numa próxima etapa, você descreve os objetos que foram levados nas ocorrências de furto. É necessária a descrição de número, informações contidas nos documentos, marca, modelo e ano do objeto. Se o item furtado for um celular, informe também a operadora.

Por fim, deve informar o dia e o horário em que o caso ocorreu, o endereço do local, pontos de referência nas proximidades.

Descrição dos documentos

Se o registro for sobre casos de extravio ou perda, as etapas são semelhantes e você também precisa realizar a descrição dos objetos envolvidos na ocorrência.

É importante informar se foram documentos pessoais, financeiros, veiculares, objetos eletrônicos ou outros itens, além de descrevê-los com números, dados contidos, marca, modelo e afins.

Em caso de placa veicular, descreva as informações do carro e da placa. Também é preciso registrar como e onde você viu aquele objeto pela última vez.

Você vai se interessar por:

Boletim de ocorrência online: veja como funciona

Aprenda a reduzir o transtorno da perda de documentos

Saiba tudo sobre o Seguro DPVAT

Outros serviços da Delegacia Eletrônica

Mas o registro boletim de ocorrência online no PR não é a única opção dessa delegacia virtual. Você também pode registrar o desaparecimento de alguém ou se você encontrou uma pessoa que estava desaparecida.

É possível, ainda, que você denuncie casos de abuso ou de violência contra pessoas, crimes ambientais e até mesmo casos de corrupção ou desvio de dinheiro nos setores públicos do Estado.

O serviço também permite que você imprima ou acompanhe um B.O. já registrado. Você pode consultar se o seu veículo ou documento, furtado ou extraviado, foram localizados pela polícia.

A verificação do endereço de Serviços de Segurança Pública na sua cidade e o contato com a delegacia virtual também podem ser feitos através do site.

 

Gostou das dicas para registrar boletim de ocorrência online no PR? Comente!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro