Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como preencher formulário Renavam de forma online

A- A+

A informatização dos serviços dos Detrans pelo país tornou mais prática a regularização dos veículos por parte dos condutores. Saber como preencher formulário Renavam é mais fácil agora que o Registro Nacional Veículos Automotores possui uma versão online desse documento, que pode ser respondido e impresso sem sair de casa.

Como preencher formulário Renavam é mais fácil agora.

Formulário Renavam traz todas as informações a respeito do veículo e atualiza dados. Foto: Detran-AC

Como preencher formulário Renavam

Quer saber como preencher formulário Renavam? Conheça os nove campos que fazem parte desse processo:

O que registrar

O primeiro passo para preencher o formulário Renavam influencia diretamente nas etapas seguintes. Nele, você precisa selecionar o serviço que você está solicitando perante o Detran do seu Estado.

Algumas opções são: primeiro emplacamento, aquisição de veículo, compra com troca de placa ou município, emissão de 2ª via, alteração de dados, mudança de características no veículo, mudança de placa, baixa de veículo (quando o automóvel não tem mais condições de andar) e placas especiais.

Informe restrições

Apesar da facilidade de fazer tudo pela internet, não há como preencher formulário Renavam sem prestar atenção aos detalhes. Por isso, ter todas as informações do veículo em mãos é importante.

Nessa etapa, você deve informar se o veículo possui alguma restrição financeira, como financiamento, leasing e arrendamento. Confira as opções entre as quais você deve escolher:

– Não consta: veículo quitado

– Arrendamento/leasing: contrato com banco de arrendamento

– Reserva de domínio: vendedor possui garantia do que foi vendido

– Alienação fiduciária: transferência de posse para cumprir obrigação

– Retira a restrição: solicitação de retirada após quitação

– Penhor mercantil: garante a dívida contraída pelo empresário ou comerciante.

Número do veículo

A etapa seguinte é voltada para a identificação do veículo. É solicitado que você informe o número que está no registro, o município onde o automóvel está registrado, o número do chassi original, o número do chassi regravado e o número do protocolo da baixa ou do chassi. Mas, o que é “Número do Protocolo: Baixa/Chassi“? Na campo “N° do Protocolo: Baixa/Chassi“, você deve preencher com o número do protocolo fornecido pelo órgão, nos casos de baixa permanente do veículo ou se o chassi tiver sido regravado. 

Informe o proprietário

Em seguida, você deve informar os dados do proprietário. O nome completo, dele ou do arrendatário, o endereço residencial (com o nome da rua, do imóvel e seu complemento, CEP, bairro e município), CPF/CNPJ e numeração do RG são as informações solicitadas.

Demais dados do veículo

A identificação do veículo é a quinta parte do processo para preencher formulário Renavam. Marca, modelo, tipo, espécie, cor, combustível, ano de fabricação, ano do modelo, carroceria, categoria e capacidade de passageiros, conforme informado no documento ou nota fiscal, são os dados detalhados que você precisa informar.

Veículos de carga

Para os veículos de carga, há um parágrafo único a ser preenchido. Informe a capacidade, CMT (carga máxima em toneladas), PBT (peso bruto total em toneladas) e número de eixos.

Arrendatário

Nesse passo, informe o nome do arrendatário ou financeira, o número do contrato e o período de sua vigência. Em caso de penhor mercantil, informe o nome do provedor financeiro.

Dono anterior

Esse passo só é necessário para quem está registrando um veículo usado. Informe o nome do proprietário anterior do veículo, o município e a placa que tinha anteriormente.

Informe modificações

Caso o veículo registrado tenha sofrido alterações desde a compra ou o último registro, é importante que você informe isso ao Detran. Relate quais as modificações feitas e detalhe como e o que foi alterado.

Você vai se interessar por:

Quem deve preencher formulário Renavam

Segundo informações do Detran de São Paulo, a ação de preencher formulário Renavam deve ser realizada pelo proprietário legal de um veículo novo, por quem está comprando um veículo usado, pessoas que estão mudando de município ou comprando automóvel registrado em outra cidade, além de quem perdeu seu registro anterior e precisa emitir uma segunda via.

Como preencher formulário Renavam para transferência

Se você precisa pedir transferência interestadual, ainda tem placa com duas letras ou quer registrar novo proprietário, basta selecionar a opção “Compra com Troca de Município / Placa” no formulário.

Se for Transferência de município mantendo o mesmo proprietário, troca de placa de duas letras para três ou em casos especiais com placas de três letras, é só selecionar a opção “Mudança de Placa” no primeiro campo do formulário.

Número do Espelho Anterior

Esse número é solicitado quando se tratar de transferência de proprietário/município/estado e alteração dos dados. Você deve preencher com o número impresso no Certificado de Registro do Veículo (documento de transferência que contém o recibo da venda). Quando for 2ª via por perda, extravio ou furto/roubo do documento original, não preencher este campo. No campo U.F. do Espelho Anterior, é só selecionar o Estado onde o veículo foi registrado.

 

Aprendeu como preencher formulário Renavam? Tem mais alguma dúvida? Compartilhe as dicas!

Conversando sobre pretensão salarial
Apps ajudam a conseguir emprego em outra cidade
Mulher feliz no Dia da Empregada Doméstica
Mulher sabe o que fazer com dinheiro
Homem pensa na consulta de busca e apreensão
Aluno da faculdade de Engenharia Mecânica