Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como planejar suas despesas de viagem

A- A+

Conhecer novos lugares é sempre uma experiência enriquecedora, mas que exige planejamento desde o início. Passagens, hospedagem, alimentação e passeios são alguns dos itens que se somam às despesas de viagem e exigem atenção.

Despesas de viagem com passagens

As passagens aéreas costumam ser um dos principais custos envolvidos em uma viagem. Por isso, a dica da editora do blog Vambora!, Guta Cunha, é se planejar e, além de aproveitar melhor a viagem, garantir promoções na hora de comprar os bilhetes.

“Sempre existe a chance de contar com grandes promoções, mas no geral, ao se comprar com três a quatro meses de antecedência você encontra os melhores preços. Quanto mais perto da data, aumentam as chancse de se pagar mais caro”, destaca.

Ela indica ainda que uma boa alternativa é buscar sites e aplicativos que pesquisem os preços em diferentes companhias aéreas e apontem possibilidades de economizar ao escolher datas mais flexíveis. Ao escolher os finais de semana, por exemplo, você sempre vai pagar mais caro.

Considere a hospedagem nas despesas de viagem

O planejamento adequado também vai ajudar você a encontrar o melhor local para se hospedar. Em cima da hora, os melhores hotéis podem já estar lotados e sem um único quarto para atendê-lo. Caso opte por um lugar que ainda não conhece, não hesite em pesquisar.

“Hoje em dia, os sites de resenhas e blogs de viagem são uma salvação, pois você consegue ver a opinião de quem já ficou realmente hospedado, consegue ver fotos reais, e não produzidas, do local e vê dicas que nem sempre encontramos nos sites dos estabelecimentos”, explica Guta.

Depois de ter tudo planejado, é só curtir a viagem. Foto: iStock, Getty Images

Depois de ter tudo planejado, é só curtir a viagem. Foto: iStock, Getty Images

Não esqueça dos passeios

Passagens e hotel garantidos? Ainda falta planejar uma parte importante das despesas de viagem: os passeios. Para Guta, essa é também a parte mais divertida da organização e permite que você já comece a pensar em roteiros mais específicos, seja para experimentar as comidas típicas ou conhecer os pontos turísticos.

Mais uma vez, a dica é estar disposto a pesquisar nos blogs de viagens e sites especializados, em busca de restaurantes nem tão conhecidos e locais que nem sempre são os mais visitados pelos turistas. Para separar as atrações entre os dias de viagem, uma opção é circular tudo no mapa e analisar a proximidade e tempo exigido.

“Para os que gostam de se organizar, fazer uma planilha separando as atrações por dia e manhã, tarde e noite, apenas para se guiar, ajuda muito a planejar a viagem“, ensina a blogueira. Como nem sempre é possível visitar tudo que gostaríamos, é importante saber elencar prioridades.

Gostou das dicas para controlar as despesas de viagem? Compartilhe!

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
como economizar na limpeza
preço do dólar turismo