Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como pagar menos na cobrança de anuidade do cartão de crédito

A- A+

A dica número 1 para quem possui cartão de crédito é ter autocontrole na hora das compras, já que a ferramenta, além de segura, oferece facilidades e torna o hábito de consumir mais prático. Mas não pare por aí: que tal economizar com a cobrança de anuidade? Segundo um levantamento da Associação de Consumidores Proteste, a recompensa ao bolso é significativa.

Economia na cobrança de anuidade

O que acha de uma economia de R$ 1,2 mil com a cobrança de anuidade do cartão? Não é mágica, é pesquisa de custos, indica a Proteste. O valor representa a diferença entre a maior tarifa – relativa a um cartão na categoria Platinum – e um modelo sem esse tipo de taxa anual.

Conforme a bandeira, alerta a entidade, pode haver uma cobrança de até R$ 22,50 no mês em que o usuário não fizer compras. Se houver atenção ao contrato quando da solicitação do cartão, esse tipo de gasto pode ser evitado.

Mulher consulta cobrança de anuidade

Pesquisa de valores se mostra fundamental para poupar na anuidade do cartão. Foto: iStock, Getty Images

Para Alfredo Meneghetti Neto, economista da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) e professor da PUC-RS, a cobrança de anuidade representa o custo que mais pesa nos valores do cartão de crédito. “Esse é um dado que, inclusive, deve ser inserido no orçamento doméstico”, recomenda.

Como o cliente costuma escolher o cartão no banco em que já é correntista, Meneghetti indica que se verifique a possibilidade de taxas menores. “É sempre bom perguntar ao gerente a quais descontos você tem direito, sobretudo se tem conta há bastante tempo”, diz.

Embora a cobrança de anuidade represente a tarifa mais alta (dependendo do tipo de cartão e da instituição financeira), é importante cuidar com outros valores na fatura, como é o caso da renovação de cadastro e dos seguros – do próprio cartão e até de vida.

Afinal, para que serve a anuidade?

Via de regra, a anuidade serve para pagar o custeio operacional do cartão, ou seja, é o preço que se arca pelo uso dessa ferramenta, explica  o economista Pablo Zarthur Rebouças, titular do Conselho Regional de Economia do Maranhão (Corecon-MA).

Muitas vezes, porém, o valor também é  destinado ao pagamento de empresas parceiras para arcar com parte dos benefícios (como programas de milhagem) e, outras vezes, uma parte do montante é reservada para instituições sem fins lucrativos.

Como escolher um cartão

Confira duas dicas básicas de Rebouças para escolher um cartão de crédito que atende às suas necessidades, ofereça benefícios e cobre taxas que caibam no seu bolso.

1. Estude as propostas e vantagens

Saber as vantagens que o cartão oferece, se ele se encaixa ou não no seu perfil de consumo e na sua renda, é fundamental antes de optar. Se você não tem o hábito de viajar, por exemplo, um programa de milhagens ou hospedagem pode não ser vantajoso.

2. Cuidado com os serviços

Os cartões costumam oferecer ao cliente uma grande variedade de serviços, como seguro contra perda e roubo, seguro contra desemprego e muitos outros. São taxas pequenas, que muitas vezes o consumidor nem percebe, mas que podem pesar na fatura. Portanto, só contrate aquilo que realmente for usar.

Você vai se interessar por:

Aproveite as vantagens do seu cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você costuma pesquisar para economizar na cobrança de anuidade do cartão? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
valor das tarifas bancárias
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet