Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como organizar as finanças para viajar todos os anos

A- A+

Viajar é uma maneira de sair da rotina, relaxar e ainda conhecer novos lugares e culturas. Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, fazer viagens nacionais e internacionais está entre os quatro maiores sonhos dos brasileiros.

Ainda segundo o estudo, embora grande parte dos entrevistados entendam a importância de se planejar para alcançar seus objetivos, 74% delas afirmam não contar uma uma reserva financeira para isso. Ou seja, o segredo de viajar todos os anos também passa pela necessidade de organizar seu orçamento com antecedência.

Como economizar dinheiro para viajar

Ao invés de guardar dinheiro para emergências, economize para situações que ofereçam prazer. Essa é a dica da consultora financeira pessoal Gabriela Vale. O motivo é simples: ao decidir que é necessário poupar para estar preparado para imprevistos, fica mais difícil se manter motivado.

Quando você planeja que precisa de uma quantia específica para viajar, por exemplo, o efeito costuma ser o contrário. Assim, ao estabelecer metas a cada início de ano, é possível conhecer lugares diferentes e sem comprometer a sua renda.

O importante é definir o quanto precisa ser poupado e até quando, para não ter surpresas desagradáveis na hora de fazer as contas. Se é preciso guardar R$200 por mês, exemplifica Gabriela, esse total deve ser separado assim que estiver disponível na conta, ao invés de esperar que ele seja necessário para pagar outras dívidas.

Com planejamento é possível viajar todos os anos, sem comprometer o seu orçamento e gastar em excesso. Foto: iStock, Getty Images

Com planejamento é possível viajar todos os anos, sem comprometer o seu orçamento e gastar em excesso. Foto: iStock, Getty Images

Viajar exige planejamento dos detalhes

Além de planejar o seu orçamento para a viagem, também é preciso pensar nos detalhes que fazem parte dela. Ao organizar tudo com antecedência, você encontra as melhores opções e ainda consegue economizar. É o caso das passagens aéreas, por exemplo.

A dica da editora do blog Vambora!, Guta Cunha, é comprar os bilhetes cerca de três ou quatro meses antes da data programada para a viagem. Afinal, quanto mais perto do dia, maior é a tendência de encontrar preços mais altos.

A hospedagem é outro item que costuma custar caro e justamente por isso merece atenção. Além de  olhar o próprio site do hotel ou pousada, é importante buscar resenhas e comentários de outros clientes que já se hospedaram no local. O resultado é uma estadia mais próxima aquela que você imaginou e com menos contratempos.

 

Gostou das dicas para viajar todos os anos sem aperto? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia