Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como organizar as contas para ter férias tranquilas

A- A+

OK, setembro nem chegou, ainda é inverno, mas essa é uma época perfeita para planejar com antecedência suas próximas férias de verão. Já pensou em ficar um mês inteiro descansando? Descubra como organizar as contas e surpreenda-se com um passeio prolongado que caiba no seu bolso.

Estar com as finanças em dia e as despesas organizadas é essencial para aproveitar a viagem e voltar para casa sem sustos. Afinal, de nada adianta descansar, eliminar o estresse e passar o resto do ano fazendo malabarismos com o orçamento, não é mesmo?

Todas as contas devem ser pagas antes da viagem.

Planejamento de férias depende da organização das finanças para dar certo. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar as contas em 9 passos

Confira um passo a passo que vai ajudar você a entender como organizar as contas. Se conseguir seguir o planejamento, seu descanso será mais que merecido.

1. Não se iluda com o 13º salário

Mesmo se você recebê-lo em parcelas, pode dar a impressão de ser um dinheiro extra para gastar livremente. Lembre-se que você terá contas a mais no início de ano, como IPVA, licenciamento, rematrículas, material escolar, entre outras. Uma parte do 13º deve ser separada para esses gastos.

2. Avalie o que pode pagar à vista

Nem sempre há como organizar as contas para serem pagas todas à vista. Algumas delas, como o IPVA, podem oferecer bons descontos dessa forma. Outras, como o IPTU, talvez sejam mais vantajosas quando parceladas, garantindo algum dinheiro nas férias.

3. Analise os juros

Caso precise parcelar algumas contas, a melhor forma de escolher é de acordo com os juros. Os boletos com as taxas mais altas devem ser pagos antes para que você não saia perdendo.

4. Adiante as contas

Nenhuma conta será “surpresa” no retorno das suas férias. Você sabe que elas estarão lá, com os vencimentos de sempre. Se o seu temor é gastar tudo nas férias, quite os débitos antes de arrumar as malas.

5. Conheça a sua realidade

Antes de planejar as férias com a família, avalie suas planilhas para saber se a sua situação financeira está no nível de um poupador, se mantém o equilíbrio financeiro ou se você está endividado.

6. Defina quanto irá gastar

Opte por um destino que esteja de acordo com sua realidade financeira. Lembre-se que alguns locais têm restaurantes, hotelaria e opções de lazer mais caros. Além disso, é importante levar de 30% a 35% a mais do que planeja gastar. Serve para uma emergência ou presentes de última hora.

7. Usufrua dos benefícios

Essa é a hora de consultar aquelas milhas do cartão de crédito que você vem acumulando há tanto tempo. Usar esses bônus podem reduzir bastante o valor das passagens, por exemplo.

8. Limite os gastos

Em viagens nacionais ou internacionais, não há como organizar as contas sem colocar um teto máximo para os gastos. Após somar suas despesas fixas, converse com a família e estabeleça um limite para que possam tomar as melhores decisões na hora de aproveitar o passeio.

9. Moeda estrangeira

Se for cruzar as fronteiras do país, lembre-se de computar o gasto com moeda estrangeira. É importante ter um cartão de crédito internacional para emergências, mas sua conta deve considerar a conversão da moeda e os 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Você vai se interessar por:

Aprenda como organizar finanças com planejamento

Controle de gastos: saiba como organizar suas finanças

Vai viajar sozinho? Descubra como organizar melhor suas finanças

Transforme as tarifas em benefícios

Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode usar o valor em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios.

Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Aprendeu como organizar as contas? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
como lucrar vendendo cachorro quente