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por Vivo Seu Dinheiro

Veja como ofertar cupom de desconto e alavancar seu negócio

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Da amostra grátis ao “pague um, leve dois”, promoções sempre foram um recurso usado por empresas de todos os tamanhos para ganhar visibilidade no mercado e estimular as vendas. Com a onda do cupom de desconto na internet, então, a estratégia ganhou ainda mais destaque.

Segundo uma pesquisa de e-commerce divulgada no ano passado, o uso de cupons online cresceu de 16% em 2010 para 29% em 2013, ano em que 92% dos consumidores usaram cupom online pelo menos uma vez. Outro dado interessante é que a internet imita o popular “boca a boca”, conhecido como o melhor marketing desde os primórdios do comércio: 28% dos usuários compartilham ofertas nas redes sociais e 40% encaminham dicas de cupom para seus amigos por e-mail.

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Cupons online são práticos e possuem bons descontos. Foto: iStock, by Getty Images

 

Os sites que oferecem oportunidades para anunciar descontos contam com diferentes modelos de anúncios, pagos e gratuitos. Você pode oferecer desde descontos de 10% até um cupom totalmente grátis, estabelecendo critérios para uso do brinde, como dias e horários, no caso de empresas do ramo de alimentação, ou tipos de produtos a que o cliente com cupom tem direito numa loja.

Antes de oferecer cupom, faça um plano

Oferecer um cupom pode tornar seu negócio muito atrativo para os consumidores, mas é preciso planejar bem essa ação para evitar prejuízos. No site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), encontramos algumas dicas para ajudar no seu planejamento:

  1. Calcule o custo x benefício

Os descontos só devem ser determinados após uma detalhada avaliação dos custos da empresa, da qualidade do produto oferecido e do risco de que o produto perca valor, devido à redução de preço.

  1. Determine o período de duração

A promoção deve ter sempre data de início e término determinados com antecedência, pois esse procedimento fortalece a credibilidade da ação e facilita o seu planejamento.

  1. Prepare seu estoque

O prazo de validade da promoção tem relação direta com o estoque de produtos que você deve dispor durante esse período. Prepare o estoque conforme a estimativa de vendas para não correr o risco de um cliente querer trocar um cupom e o produto estar em falta. Seria um tiro no pé.

  1. Faça uma estimativa de vendas

Defina as quantidades a serem vendidas ao longo do período promocional e faça um acompanhamento diário da ação para verificar os resultados.

  1. Compare os resultados

Compare as vendas quando o produto ou serviço era disponibilizado com preço normal e com o cupom de desconto. Esse controle permitirá constatar se a ação está gerando lucro e ajudará no planejamento de novas ações.

Compre com descontos

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, o Vivo Descontos. Ele oferece redução nos preços de produtos de diversas empresas.

Para os consumidores terem acesso ao programa, precisam fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$ 2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

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