Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como obter crédito imobiliário para comprar a casa própria

A- A+

Quem não sonha em ter a casa própria? Sair do aluguel, conquistar a independência ou casar, pouco importa. Seja qual for o motivo para realizar esse sonho, antes é preciso definir quais as condições de pagamento. E o primeiro passo é o crédito imobiliário. É possível ter acesso a financiamentos com prazos de até 35 anos para pagar, e com taxas de juros bem atraentes.

Qual o melhor caminho para obter crédito imobiliário?

Diante de tantas possibilidades, é essencial que o consumidor esteja preparado. Ao comprar o primeiro imóvel, principalmente, muita gente combina a falta de experiência nesse tipo de negócio com a empolgação, que é natural. Afinal, é o sonho de uma vida se realizando.

crédito imobiliário

Consumidores têm disponíveis diversas formas de crédito imobiliário. Foto: iStock, Getty Images

Para não desperdiçar seu dinheiro conquistado com tanta dificuldade, é preciso munir-se de todas as informações possíveis. Lembre-se de que você assumirá um compromisso de pagamentos que se estenderá por muitos anos.

Certamente, o pagamento à vista sempre será mais vantajoso, pois evita os juros e ainda permite que o comprador negocie um bom desconto no valor final. Mas essa pode não ser a realidade, especialmente por se tratar de um negócio com valores altos.

É claro que você não deixará de adquirir sua casa própria em função disso. Afinal, além de ser um investimento, é a contagem regressiva para o fim de aluguel. Por isso, veja quais as principais formas para obter crédito imobiliário e adquirir seu imóvel.

Opções de crédito imobiliário

Financiamento imobiliário

É uma das categorias mais procuradas de crédito imobiliário. Esse tipo de financiamento é bastante atraente, pois permite que o comprador dê uma entrada de, no mínimo, 20% e parcele o restante do valor do imóvel em até 35 anos, com parcelas que cabem em seu bolso.

Se a sua dificuldade é ter um valor para a entrada, pense em começar uma programação financeira: controle gastos, aprenda a poupar e junte aquilo que precisa para dar o pontapé inicial de uma virada na sua vida.

Consórcio imobiliário

Essa é uma das opções para quem quer adquirir seu imóvel, mas não possui dinheiro para a entrada. Porém, essa não é uma modalidade para quem tem pressa, já que o consumidor deve aguardar o sorteio para usufruir do imóvel.

No consórcio, não são pagos juros, mas sim outras taxas, como as de administração e de adesão. Mas, mesmo assim, quando se fala em valores, é bem mais atrativo do que um financiamento.

Cooperativas habitacionais

Essa é uma das opções que mais apresenta riscos e não é bem vista no meio imobiliário, mesmo oferecendo vantagens financeiras. Você pode se ver seduzido pelos valores, mas não se deixe enganar. O principal risco é no caso de inadimplência dos participantes, o que acarreta no atraso da obra. Já pensou investir o pouco que tem em um projeto que não sai do papel?

Leilões

Essa é uma opção para quem tem um dinheiro à mão, já que é possível adquirir imóveis pagando até 30% menos do total. Porém, um dos riscos é no caso de o imóvel estar ocupado por moradores. Nesse caso, o comprador deverá entrar com ação judicial para pedir sua desocupação, o que pode demorar. Outro problema do leilão é que você precisa ter o recurso disponível para pagar.

Que tal um bônus para começar?

Se a sua necessidade é começar a poupar antes de pensar na casa própria, que tal economizar em tarifas bancárias, convertendo essas taxas em bônus para celular? O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Já sabe como conquistar o crédito imobiliário? Deixe um comentário.

Empréstimo ou financiamento
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote