Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como mudar de vida e colocar suas finanças pessoais em ordem

A- A+

É praticamente impossível encontrar uma só pessoa em situação financeira complicada que não queira organizar suas finanças, sair do vermelho e ainda ficar com um dinheirinho sobrando. Mas como mudar de vida? Isso é possível? Sim, é totalmente possível e está ao alcance de todos. Basta organização e boa vontade.

É preciso entender seus gastos para reduzi-los e poupar. Foto: iStock, Getty Images

Você vai se interessar por:
Como ficar rico? Veja erros e acertos
5 dicas para alcançar o sucesso na carreira
Aprenda a organizar sua vida financeira em 6 dicas

Como mudar de vida em 5 passos

O economista Gilberto Braga, professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-RJ), traçou algumas metas básicas para mostrar como mudar de vida e atingir a tranquilidade financeira. Veja algumas dicas.

1. Saindo do vermelho

Parece uma verdadeira façanha, mas basta organização. Levante todas as dívidas, anote no papel ou no computador e tente tomar pé de toda a situação, de forma geral. Tente ser realista, envolvendo todos os membros da família e vendo a forma como cada um pode colaborar, mesmo que seja apenas diminuindo as suas despesas pessoais.

2. Cuidando do orçamento

Quer mesmo saber como mudar de vida? Montando um orçamento que você entenda. Ele deve ficar em algum local de fácil acesso, como uma agenda, um computador, tablet ou mesmo bloco de notas do celular. O importante é controlar e usar o recurso.

3. Priorizando as dívidas

Quem tem muitos débitos geralmente não sabe como mudar de dívida, pois não sabe por onde começar os pagamentos. O conselho de Braga é começar pela mais cara (com maiores juros) e a mais alta (maior valor), de forma a diminuir custo e o valor absoluto da dívida.

4. Fazendo uma conta para pagar as outras

Alguns especialistas chamam isso de transformar todas as contas em uma. Ou seja, você toma um crédito emprestado para quitar todas as suas contas, e deve para um único credor. Braga aconselha a procurar aquele banco em que você tem o melhor relacionamento e pode obter custos mais baixos.

5. Faça uma reeducação financeira

Quem quer emagrecer, precisa fazer reeducação alimentar. Quem quer ter dinheiro, precisa de reeducação financeira. Afinal, como mudar de vida com as mesmas atitudes? Conforme Braga, a falta de Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e os gastos por impulsos tornam dívidas caras e longas.

O economista explica que é preciso corrigir estas deficiências, buscando entender o mundo das finanças – pelo menos no que concerne ao cálculo dos juros – e, ao mesmo, tempo, se policiando para não gastar com o que não é necessário ou com o que não pode pagar no momento.

Gostou das dicas de como mudar de vida? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet