Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como montar uma planilha de gastos no Excel

A- A+

Manter as finanças em dia pode não ser tarefa das mais fáceis. Para equilibrar a renda e aumentar as chances de ficar no positivo, uma boa opção é criar uma planilha de gastos. Com o programa Excel, por exemplo, alguns cliques e técnicas ajudam a estruturar, de forma organizada, todo o dinheiro que sai e entra da sua conta.

Como explica o educador financeiro Conrado Navarro, sem saber exatamente o destino do dinheiro, é difícil tomar decisões de consumo mais inteligentes. Com o controle e planejamento dos gastos, o foco é direcionado para as prioridades da família. No final de cada mês, você terá um histórico completo para não se perder nas compras e evitar as dívidas.

Criando uma tabela para a planilha de gastos

Com o Excel aberto em seu computador, escreva na coluna horizontal o nome dos 12 meses do ano. No sentido vertical, crie uma coluna de receitas, na qual será anotado todo o dinheiro recebido ao longo do mês.

Lembre de incluir salário, aposentadoria, pensão e pagamentos recebidos. Ao fazer as anotações, não esqueça de especificar qual é a origem da renda. Logo abaixo, adicione uma linha para a soma total.

A planilha é a melhor forma de organizar as finanças. Foto: iStock, Getty Images

O uso da planilha é uma das melhores formas de organizar as finanças. Foto: iStock, Getty Images

Na sequência, crie um item com o nome de despesas para anotar o que você está gastando durante o mês. Coloque luz, água, telefone, gás, gasolina, prestações e qualquer outro pagamento que seja feito. Não deixe de incluir mesmo as compras menores na padaria, por exemplo. Feito isso, também reserve uma linha para a soma dos gastos.

Para organizar melhor, selecione cores diferentes para os valores que entram em saem da conta. Também ajuste as linhas e colunas de acordo com o tamanho ocupado pelos dados inseridos. Feito isso, você possui uma planilha de gastos disponível para ajudar na economia da casa.

Planilha de gastos dinâmica

A planilha que você aprendeu a fazer pode ser muito útil no controle financeiro, mas não está configurada para calcular os dados de forma direta, sem complicação. Para ter ainda mais praticidade e eficiência ao anotar todos os números referentes à sua renda, vale a pena conhecer as planilhas do Vivo Seu Dinheiro.

Com as opções disponíveis, é possível calcular também prioridades financeiras, fazer um diagnóstico de suas finanças e, é claro, conhecer os seus gastos e aprender a identificar possibilidades de cortes. Além da planilha, que pode ser baixada e editada no seu computador, você também tem acesso instruções básicas para mexer na tabela.

Organize suas finanças

Além de utilizar a planilha de gastos, que tal ouvir especialistas na hora de fazer o controle das suas contas? Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas sobre planilha de gastos? Compartilhe!

parcelar festa de casamento
Como ter uma boa qualidade de vida
Saúde financeira para maiores de 50 anos
Como organizar a vida financeira de um casal
Aprendendo como transferir licença do Office
Casal se pergunta como administrar meu salário