Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como montar um bazar e ganhar um dinheiro extra

A- A+

Vai mudar de endereço, de mobília ou simplesmente precisa de dinheiro para alguma emergência? Aprender como montar um bazar pode garantir uma renda extra para enfrentar imprevistos, além de deixar seu guarda-roupa bem mais organizado.

Se você é daquelas pessoas que não consegue encontrar uma roupa devido à desorganização no armário, esse é mais um motivo para negociar algumas peças.

Além disso, vender outros itens, como eletrodomésticos, artigos de decoração, livros e CDs também ajuda a renovar as energias da casa e a preencher um vazio no bolso.

Aprender como montar um bazar pode garantir uma renda extra.

Vender roupas e sapatos usados de forma organizada pode gerar uma renda extra. Foto: iStock, Getty Images

Como montar um bazar em 9 dicas

1. Arrume a casa (inteira)

Fazer aquela mega arrumação que você está prometendo há tempos, além de deixar o ambiente mais preparado para receber os amigos, também é a oportunidade para encontrar mais itens sem uso que podem ser vendidos.

2. Diversifique os produtos

Caso esteja dando prioridade a roupas e calçados, incluir acessórios, como lenços, bolsas e bijuterias, ajuda a vender mais.

Dessa forma, como sua numeração só servirá para pessoas com as mesmas medidas que as suas, as amigas com padrões diferentes também podem se beneficiar. Além disso, pessoas comprando incentivam outras a fazerem o mesmo.

3. Separe os itens

Não há como montar um bazar com peças danificadas, com manchas ou defeitos. Nesse caso, melhor separar para doação. Para vender, é melhor que os itens tenham aparência de novos. Tudo tem que estar impecável.

4. Estabeleça critérios

Mas como saber se as peças vendidas não farão falta depois? Simples: não usou o item durante um ano? Pode vender. Isso é válido principalmente para artigos de moda, que talvez nem sejam usados na estação seguinte.

5. Prepare as peças

Para que as peças se tornem atraentes para venda, é importante que estejam bonitas. Roupas devem ser lavadas e passadas. Casacos pesados, como os de lã, podem ficar por algumas horas no sol.

Já as peças em couro devem ser avaliadas (para ver se não há sinais de mofo) e reidratadas. Um pano umedecido com óleo de amêndoas resolve.

6. Organize os ambientes

Caso tenha muitos produtos para vender, é melhor disponibilizá-los em ambientes separados. Roupas podem ficar na sala, livros no quarto e assim por diante. Caso não tenha tanto material, pode utilizar um só ambiente, mas com os objetos separados por categoria.

Você vai se interessar por:

Comprar em brechó: confira vantagens das roupas de segunda mão

Confira quatro cuidados ao buscar renda extra

Como comprar casacos de inverno baratos

7. Precifique

A dica é que você venda o artigo por um valor três vezes menor que comprou. Lembre-se que eles desvalorizam assim que saem da loja. Mesmo que nunca tenham sido usados, não há como montar um bazar e vender os artigos com o preço da etiqueta.

8. Confraternize

Não há como montar um bazar de sucesso sem uma confraternização. Mas não é preciso muita coisa: uma água, um cafezinho, um refrigerante ou uma pipoca feita na hora demostram atenção com seus amigos. Além disso, o momento não fica tão comercial, mas também um encontro para matar a saudade.

9. Divulgue

As redes sociais são ótimas para divulgação. Enviar algumas fotos de itens interessantes também ajuda. Mas convide apenas pessoas mais próximas, para evitar a superlotação do ambiente.

 

Gostou das dicas sobre como montar um bazar? Compartilhe!

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como conseguir desconto na compra de livros