Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como limpar capacete de moto em 4 dicas

A- A+

Você que adora pegar a sua moto e sair andando por aí, se é um condutor responsável, certamente se preocupa com os itens de segurança que garantem ter uma viagem tranquila. Mas quando o assunto é higienização, possui os mesmos cuidados? Saber como limpar capacete pode evitar a proliferação de microrganismos que causam doenças.

Por se tratar de um ambiente sem muitas aberturas, escuro, úmido e que possui contato direto com a cabeça, o capacete é atrativo para a concentração de fungos, bactérias e ácaros, especialmente no verão, quando a tendência é de maior suor.

 Saber como limpar capacete pode evitar a proliferação de bactérias.

Capacete é equipamento de segurança do motociclista e merece atenção. Foto: Shutterstock

Como limpar capacete em casa

Quer aprender como limpar capacete de forma simples, fácil e eficaz? Confira quatro dicas caseiras para manter o equipamento de segurança livre de doenças.

Limpeza externa

O primeiro passo é limpar a parte externa do seu capacete. Nesse caso, siga as recomendações de segurança indicadas do manual do fabricante. Vale lembrar que o acabamento do item de proteção é similar ao dos automóveis e, por isso, um pano macio com água e sabão neutro pode ser o suficiente para higienização.

Produtos de limpeza que tem o petróleo como principio ativo devem ser evitados, especialmente se o capacete for feito de policarbonato, defende o administrador do Motosblog, Daniel Ribeiro. A exposição a agentes de limpeza muito fortes conduzem à decomposição do capacete e à perda do seu valor de proteção.

Limpeza interna

Os mesmos cuidados devem ser tomados com a limpeza interna. Assim como na externa, é recomendado água e sabão neutro para higienizar, manter o capacete fresco e sem qualquer tipo de bactérias.

Como a maioria dos capacetes têm forros removíveis, a dica é retirá-lo antes de iniciar a lavagem. Feito isso, basta deixar secar ao ar livre para assegurar que o forro não fique deformado.

Sistema de ventilação

O sistema de ventilação de um capacete evita a viseira embaçada e mantém o ar renovado no seu interior. Por esse motivo, saber como limpá-lo é essencial, inclusive por motivos de segurança.

Por acumular o todo o tipo de sujeira, é recomendado retirar todo o interior do capacete e, com a ajuda de um compressor ventilar todas as partículas que estejam a impedindo a circulação do ar.

Viseira

Algumas viseiras de proteção podem ser retiradas e lavadas à mão com sabão. É fundamental para sua segurança, pois corresponde ao campo de visão do condutor. Por isso, deve se ter atenção redobrada para evitar arranhões. O recomendado é usar um pano macio para a higienização.

Você vai se interessar por:

Assistência para seu veículo e sua casa

Agora que já sabe como limpar capacete, o que acha de garantir a segurança para os momentos imprevistos? Os cuidados necessários para a manutenção do veículo e da casa sempre tomam tempo – além de paciência e dinheiro – dos proprietários.

Para facilitar e agilizar os reparos, serviços como o Vivo Assistência Casa e Auto providenciam socorro mecânico, além de eletricista e encanador para a residência. Tudo isso mediante uma mensalidade de apenas R$ 5,90.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Aprendeu como limpar capacete? Compartilhe essas dicas!

Tentando evitar roubo de moto
Aprendendo como lavar carro com economia
Carro pode ter câmbio manual ou automático
Tomada pode ser 110 ou 220
Voltagens das cidades brasileiras varia
Aprendendo como comprar imóvel com segurança