Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como identificar a operadora de um celular em sites e aplicativos

A- A+

Com mais brasileiros aderindo à portabilidade na telefonia, fica difícil saber como identificar a operadora de um celular ao fazer ou receber uma chamada. Ter essa informação em mãos na hora de realizar uma ligação ajuda a economizar, já que o custo por minuto costuma ser menor quando os dois aparelhos são de uma mesma prestadora.

Segundo dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entre setembro de 2008 (quando iniciou a portabilidade numérica) e 30 de setembro de 2015, 11,20 milhões (38%) de migrações foram efetivadas por usuários de telefones fixos e 18,10 milhões (62%) de terminais móveis.

Apenas entre julho e setembro deste ano, 1,06 milhão de trocas de operadoras foram realizadas, sendo 678,53 mil (64%) envolvendo celulares. Esse contingente corresponde a usuários que mudaram de operadora, mas mantiveram o número do telefone.

Com isso, não há mais como identificar a operadora de um celular apenas por seus dois primeiros algarismos, como ocorria até alguns anos. Mas a tecnologia, como sempre, dá uma importante mãozinha para ajudar nessa tarefa.

Fica difícil saber como identificar a operadora de um celular.

Seja em sites ou aplicativos, é possível identificar a operadora antes de fazer a ligação. Foto: Shutterstock

Como identificar a operadora de um celular em sites

Há diversas páginas na internet que verificam a operadora de celular em poucos segundos, de uma maneira muito prática e fácil. E o melhor: sem pagar nada por isso.

O próprio site da ABR Telecom disponibiliza esse tipo de ferramenta. Basta acessar, digitar o número do telefone que deseja consultar (com DDD) e inserir os caracteres especiais. O resultado traz o nome da prestadora e sua razão social.

Outro site bastante utilizado para esse fim é o Qual Operadora. Basta digitar o número do telefone, precedido do código de área e aparece o nome da operadora, se é um celular ou telefone fixo, e o estado ao qual pertence o DDD. Quando se trata de telefone fixo, o site também identifica a cidade.

Já na página Consulta Operadora, é possível identificar o nome da operadora, se o telefone é fixo ou móvel e se houve portabilidade ou não.

Identificação a partir de aplicativos

Quer uma maneira ainda mais fácil de aprender como identificar a operadora de um celular? Na tela do seu smartphone, o breve toque em um aplicativo pode oferecer a resposta que procura. Conheça três deles:

A Operadora

Esse aplicativo, disponível para Android e iOS, tem o mesmo formato que os demais no que se refere à pesquisa: basta digitar o DDD e o número. A vantagem é que a consulta é feita de forma direta, sem necessidade de adicionar o telefone à agenda.

Portabilidade Fácil Free

O app, disponível para iOS, além de identificar a operadora, ainda permite colocar os dados obtidos na sua agenda telefônica. Para facilitar, o usuário pode definir sua prestadora preferida para chamadas e acessar um relatório com os contatos separados por empresa de telefonia.

Qual Operadora

Este é um dos poucos apps voltados a Blackberry e Windows Phone. Além de identificar a operadora, ele ainda guarda o histórico das consultas e exibe as estatísticas das companhias mais consultadas. Com o mesmo nome, está disponível para o sistema iOS o aplicativo do site Qual Operadora.

Você vai se interessar por:

Descontos ao seu alcance

Se você gosta de economizar, nada mais justo do que procurar sempre os melhores preços. nas compras online, há serviços especializados em captar descontos exclusivos que as melhores marcas concedem, em forma de cupons de descontos. O Vivo Descontos é um deles, enviando as melhores ofertas semanalmente.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Aprendeu como identificar a operadora de um celular? Compartilhe as dicas!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena comprar celular muito barato
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet