Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como funciona um empréstimo parcelado

A- A+

O empréstimo parcelado é uma das modalidades mais tradicionais de crédito oferecido pelos bancos aos seus clientes. Embora suas características variem de uma instituição para outra, o que mais costuma atrair os clientes é a facilidade oferecida.

Vantagens de um empréstimo parcelado

Quando consideradas as opções oferecidas pelo crédito parcelado, não é difícil perceber por que ele é tão comum. Conforme explica o economista Matheus Gonzalez, trata-se de uma alternativa que costuma ser de fácil acesso aos correntistas dos bancos, com limites que já são pré-aprovados.

Em alguns casos, é possível contar com parcelamentos que chegam até 48 vezes, com um período de carência para começar a pagar a dívida. Ou seja, o dinheiro fica disponível na conta mesmo sem a necessidade de comprovar garantias ou o uso do valor.

Antes de fechar um contrato de empréstimo parcelado, avalie os juros envolvidos. Foto: iStock, Getty Images

Antes de fechar um contrato de empréstimo parcelado, avalie os juros envolvidos e prazo de pagamento. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao tomar um empréstimo parcelado

As vantagens e facilidades do empréstimo parcelado são tentadoras, mas há custos a serem pesados antes de aceitar o dinheiro. Afinal, lembra Gonzalez, quando se deseja tomar algum empréstimo é importante considerar fatores como prazo, taxa de juros cobrada e as garantias exigidas.

Conseguir crédito sem oferecer garantias ao banco, por exemplo, é uma possibilidade. Por outro lado, há uma contrapartida: os juros tendem a ser maiores, pois a instituição fica exposta ao risco de não receber a quantia de volta.

“O prazo também é fator importante na decisão de tomar o crédito. É natural que quanto mais dilatado os prazos, menores serão as parcelas. Porém, como se tratam de juros compostos, quanto maior o prazo, maior será o valor gasto”, destaca o economista.

Vale considerar ainda que prazos maiores podem render também o pagamento de taxas adicionais, além da incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para não errar, a dica é avaliar as principais opções de crédito oferecidas pelos bancos e quais são as condições que elas oferecem. Nem sempre aquela que disponibiliza o dinheiro de maneira automática é a mais adequada para o seu bolso.

Monitore o seu CPF

Para conseguir as melhores taxas, é importante estar longe da lista de negativados. Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, sempre que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

 

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre empréstimo parcelado? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns