Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como fazer um ofício para pedir patrocínio

A- A+

Conseguir recursos está entre os maiores desafios para quem deseja organizar um evento de sucesso. Nessas horas, saber como fazer um ofício pode ser o diferencial para captar a atenção e convencer uma empresa ou autoridade pública de que vale a pena investir no seu projeto.

Saber como fazer um ofício de patrocínio faz a diferença na hora de conseguir patrocinadores

Ofícios são emitidos para solicitar, reivindicar ou comunicar algo de forma oficial. Foto: Shutterstock

Emitido para solicitar, reivindicar ou comunicar algo de forma oficial, o ofício pode ter diversos objetivos. Entre os mais comuns, é possível destacar:

Oficio de solicitação: reúne demandas de providências ou de informações

Ofício de comunicação: tem caráter meramente informativo, geralmente emitido por órgãos oficiais ou empresas

Ofício jurídico: é destinado ao poder Judiciário

Ofício para pedir patrocínio: dedicado a solicitar aporte de recursos a um projeto, evento ou ação.

Neste artigo, você vai entender como elaborar um ofício para pedir patrocínio, com dicas para que sua proposta seja analisada com atenção. Assim, você aumenta as chances de viabilizar seu projeto financeiramente. Prepare o bloco de anotações e boa leitura!

Ofício para patrocínio deve ser claro e formal

A primeira dica para quem vai redigir um ofício é ser o mais claro e objetivo possível. Ao manifestar um pedido de patrocínio, você precisa esclarecer, de forma direta, o que está solicitando, para quem e por quê.

Por isso, é fundamental observar a norma culta da língua portuguesa e adotar um tom formal na redação do texto. O ofício reflete a imagem de quem o emite e será o cartão de visitas do seu projeto. Você não vai querer estragar suas chances de patrocínio por causa de um erro gramatical ou ortográfico, não é mesmo?

Também vale lembrar que, antes de emitir o ofício, você precisa pesquisar qual setor da empresa é responsável pelos patrocínios. Com essa informação, você evita que a solicitação chegue às mãos de quem não dará atenção ao assunto.

Você vai se interessar por:

Como fazer um ofício pedindo patrocínio

Apresentamos, a seguir, um modelo para você solicitar patrocínio para o projeto que está organizando. Confira:

À

(empresa ou órgão)

(departamento, se conhecido)

Ref.

Patrocínio

Viemos expor e solicitar a Vossa Senhoria patrocínio para o (nome do evento) a ser realizado no dia (dia) de (mês) de (ano), no (informar o local de realização).

O evento vai proporcionar (descrever todos os benefícios e a visibilidade alcançada pelo evento a ser patrocinado, seja na TV, rádio, jornais ou pela quantidade de participantes).

Anexo a este ofício, seguem projeto do evento, programação e cotas de patrocínio, que podem ser alteradas conforme acordo entre as partes.

Certos de que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta.

Atenciosamente,

(assinatura)

(nome completo)

(instituição, se for o caso)

(endereço e telefones de contato)

Se restaram dúvidas, a melhor dica é procurar o auxílio de um consultor jurídico. Com o apoio desse profissional, você evita erros e pode adotar a melhor abordagem para o seu pedido de patrocínio.

E aí, aprendeu um pouco mais sobre como fazer um ofício na prática? Então ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

Bom atendimento ao cliente
Vai abrir empresa individual
Projeto para recarregar bateria
Homem sem tempo
Aprendendo como começar um negócio de bombons
Ideia de como montar um negócio de salgados