Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como fazer emissão de nota fiscal para a sua empresa

A- A+

Não importa se você é dono de um açougue, faz consultoria para uma empresa multinacional ou trabalha como manicure: todo empreendedor deve saber como fazer emissão de nota fiscal, ou cometerá um crime de sonegação. Entenda a importância do documento e tire suas dúvidas com o passo a passo a seguir.

Empresário aprende como fazer emissão de nota fiscal

Emissão da nota fiscal faz parte da rotina de empresários e prestadores de serviços. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer emissão de nota fiscal

A nota fiscal é um documento que atesta e comprova a movimentação de dinheiro, seja ela fruto de uma prestação de serviços ou da negociação de um bem ou produto. Além de servir como comprovante, a nota protege o consumidor e permite o recolhimento de impostos por parte do Estado.

Para emitir uma nota fiscal no nome da sua empresa, basta estar devidamente registrado como pessoa jurídica e possuir Inscrição Municipal. Diversas informações devem constar na nota fiscal, como descrição dos produtos e serviços, CNPJ, endereço, preço unitário e retenções de impostos.

Boa parte das empresas contam com sistemas de gestão interna que automatizam o processo, mas ainda há quem prefira preencher o documento manualmente.

Nota fiscal eletrônica traz benefícios

Para agilizar a emissão da nota fiscal, facilitar o manuseio por parte das empresas e simplificar a fiscalização do governo, um novo modelo entrou em vigor no Brasil em 2006: a nota fiscal eletrônica (NF-e).

Trata-se de um documento de existência apenas digital, que é emitido e armazenado eletronicamente. Os benefícios vão desde a economia de papel até a velocidade do procedimento, passando pela padronização dos processos e o incentivo ao comércio eletrônico. Entre as principais vantagens para o empresário, pode-se listar:

  • Redução dos custos de impressão e aquisição de papel
  • Redução do tempo de entrega das mercadorias
  • Redução de custos com armazenamento de documentos
  • Aumento da confiança e credibilidade das notas fiscais.

Como gerar a nota fiscal eletrônica

Para fazer emissão de nota fiscal eletrônica, você precisa adquirir um certificado digital, pois a nota fiscal precisa de uma assinatura digital para ter validade jurídica. Procure uma Autoridade Certificadora que seja credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) e dê início ao procedimento.

Em seguida, é preciso se credenciar na Secretaria da Fazenda do seu estado ou município. Esse registro varia de uma região para a outra, mas tende a ser simples, sem maiores empecilhos para o empreendedor.

Finalmente, o último passo é instalar um software emissor da nota fiscal eletrônica. Há estados que disponibilizam softwares gratuitos, assim como há alternativas mais completas disponíveis no mercado.

Cabe a você analisar o volume de suas transações diárias para descobrir se precisa de mais agilidade ou pode se contentar com as versões gratuitas.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito do tema, a dica é buscar apoio em consultorias empresariais, ou em órgãos que prestam auxílio aos empreendedores, como o Sebrae. Com a orientação de um contador especializado, você reduz o risco de cometer algum erro por desconhecimento.

Você vai se interessar por:

Gostou de aprender como fazer emissão de nota fiscal? Compartilhe as dicas!

como parcelar dívida ativa do IPVA
Conhecendo os principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente
Realizando o resgate da nota fiscal
Aprendendo o que é DCTF
Homem vai emitir nota fiscal como MEI
Empresária faz impressão de nota fiscal