Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Descubra como escrever uma carta de autorização para o banco

A- A+

Se você está com alguma doença e não tem condições de sair de casa (ou do hospital), cumprir suas obrigações bancárias não será possível sem a ajuda de terceiros. Para que isso seja possível, é preciso saber como escrever uma carta de autorização para o banco.

É por meio deste instrumento que você autoriza outra pessoa a movimentar suas contas, incluindo todas as transações bancárias necessárias. Ele se torna ainda mais importante quando você é correntista em um banco que solicita a impressão digital para autorizar saques em caixa eletrônico.

como escrever uma carta de autorização para o banco

Em casos de doença ou viagem prolongada, você pode autorizar alguém a movimentar sua conta. Foto: iStock, Getty Images

Como escrever uma carta de autorização para o banco

1. Prefira redigir no computador

Escrever o texto no computador ainda é a melhor opção, uma vez que a caligrafia pode dificultar a compreensão do gerente do banco. Nesse caso, você pode pedir a outra pessoa que redija, bastando apenas assinar o documento.

2. Escreva de modo formal

É importante passar um tom profissional na carta de autorização. Dessa forma, escreva seu nome e seu endereço na parte superior esquerda, e o nome do destinatário logo abaixo, acompanhado do cargo.

No corpo da carta, redija os motivos pelo qual você pretende autorizar outra pessoa a movimentar sua – seja por enfermidade permanente ou temporária ou mesmo pela idade avançada. Lembre-se de colocar seu telefone de contato.

3. Seja objetivo

Em textos escritos por motivos profissionais, é melhor manter a objetividade. Explique diretamente o que você quer, sem informações desnecessárias. Especifique também se a autorização terá validade por tempo indeterminado ou se será por um período.

4. Assine

Ao final do texto, deixe espaço para assinatura e assine a caneta. Antes, ligue para o banco e verifique se há necessidade de autenticar sua assinatura em cartório.

5. Seja formal

Ao iniciar a carta, trate o destinatário por “senhora” ou “senhor”, e nunca por “você”. Coloque também todos os seus dados (nome completo, endereço, RG, CPF) e os dados da pessoa que irá operar suas transações. É muito importante especificar quais atividades o seu representante pode realizar – como saques, transferências ou acesso ao cofre, se for o caso.

6. Não abrevie a data

Ao final da carta, escreva a data por extenso. Coloque o nome inteiro da cidade, apenas o dia e o ano em algarismos, e o mês também por extenso.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Entendeu como escrever uma carta de autorização para o banco? Comente.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma conta no banco
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho