Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como escolher o melhor carro para o seu caso

A- A+

Depois de muito pensar, simular e projetar, finalmente você decidiu adquirir um automóvel. Mas, antes de partir para a compra, ainda há um detalhe importante a ser resolvido: encontrar o melhor carro para o seu perfil. Em uma rápida busca, é possível encontrar os modelos mais variados, o que pode tornar a missão ainda mais difícil.

Fazer a escolha ideal depende de levar em conta o espaço que você vai precisar, se ele vai ser utilizado na cidade ou também para longas viagens, se a sua preferência é por conforto ou economia, isso sem falar em cor, modelo e acessórios que ele pode ter ou não.

O que considerar ao escolher o melhor carro

1. Tamanho

Se você pretende viajar para visitar parentes distantes ou tem filhos, um carro com um bom tamanho de porta-malas é essencial. Nesse caso, a melhor opção são os modelos sedã. Se o objetivo for circular na cidade, um automóvel menor facilita encontrar vagas de estacionamento, o que pode ser um diferencial considerável no dia a dia.

Carro

Carros pequenos podem ser mais econômicos e práticos na cidade. Foto: Shutterstock

2. Desempenho

Para longas viagens, um carro mais potente apresenta desempenho superior. Se esse for o seu caso, prefira modelos com motor 1.5 ou superior. Mas se você vai passar a maior parte do tempo indo da casa para o trabalho, o modelo 1.0 pode ser mais econômico. Aqui, o desafio é aliar baixo consumo de combustível com um desempenho satisfatório.

Antes de escolher, verifique o levantamento anual de eficiência energética elaborado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com a última pesquisa, o carro mais eficiente para rodar na cidade é o Fusion, da Ford. Com motor 2.0-16v, na versão Hybrid ele é capaz de fazer 16,6km por litro na cidade. Já na estrada o rendimento é de 15,1km/l.

3. Economia

Para quem quer ter um carro, é fundamental pensar nos valores envolvidos. Além do preço pago pelo veículo, do IPVA e ainda do combustível, não deixe de levar em conta também a necessidade manutenção em caso de acidentes.  Não sabe como estimar esses gastos? Em pesquisa realizada em abril, o Centro de Experimentação em Segurança Viária (Cesvi) lista os modelos com menor custo de reparação em cada categoria, de acordo com o indicador Car Group.

O índice varia entre 10, o menor custo, e 60, o maior custo. De modo geral, os modelos que ocupam as primeiras posições na categoria hatch compacto são os que apresentam os menores custos. Entre eles, o UP!, o Novo C3 e o Novo Fox. O Cross UP!, um hatch compacto off road, também se destaca pelo valor baixo nos reparos.

4. Opcionais

Os opcionais podem elevar, de forma considerável, o preço de um carro. Por isso, é importante definir quais acessórios são fundamentais para você. Nos veículos mais recentes, por exemplo, é possível encontrar modelos com opções avançadas de conectividade. A função pode ser atraente, mas não deixe de avaliar se ela é realmente necessária ou se apenas um som com MP3 seria o suficiente.

O melhor carro pela preferência do consumidor

De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2014, depois de 27 anos, o Fiat Palio desbancou o Gol, Volkswagen, como o carro preferido dos brasileiros. Se você gosta de se guiar pelas tendências de mercado, confira a lista com os cinco automóveis mais vendidos no ano passado:

– 1º: Fiat Palio

– 2º: Volkswagen Gol

– 3º: Fiat Strada

– 4º: Chevrolet Onix

– 5º: Fiat Uno

Assistência em emergências

Além de escolher o melhor carro, é importante garantir mais segurança na hora de uma emergência. Com o Vivo Assistência Casa e Auto você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre o melhor carro para comprar? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
como lidar com a avareza
preço de imoveis começa a cair